Início Colunas Seleção de estrangeiros do Grêmio

Seleção de estrangeiros do Grêmio

O argentino Walter Kannemann – Lucas Uebel/Grêmio

A coluna da quarta-feira passada foi dedicada a escolher uma seleção de estrangeiros do Inter. Hoje, vamos escolher a seleção do Grêmio. Eu, particularmente, acompanho futebol desde o fim da década de 1980. Isso significa que não pude acompanhar grande parte da história da dupla Gre-Nal. Então, para escolher uma seleção de estrangeiros do Grêmio ou do Inter, utilizo como base a opinião de pessoas que assistiram futebol em um passado mais distante.

O goleiro escolhido por mim para a seleção de estrangeiros do Grêmio é o uruguaio Walter Corbo. Ele participou de uma conquista importante do clube, o Campeonato Gaúcho de 1977.

No setor defensivo, eu tinha uma dúvida complicada. A meu ver, o Grêmio contou com quatro zagueiros de área, todos estrangeiros, de alta qualidade, além de vencedores: o paraguaio Rivarola (campeão da Libertadores em 1995), o uruguaio De León (campeão da América e do mundo em 1983), o argentino Kannemann (vencedor da Libertadores em 2017) e o uruguaio Ancheta (bicampeão gaúcho na década de 70).

Diante disso, improvisei. Rivarola e De León ficaram em suas funções habituais, formando dupla de zaga. Mas coloquei Kannemann como lateral-esquerdo e Ancheta na função de primeiro volante. Para fechar o setor defensivo, faltava o lateral-direito, e a escolha me parecia óbvia: o paraguaio Arce, campeão da América em 1995.

No meio-campo, achei interessante escalar o argentino Alejandro Sabella, bicampeão gaúcho na década de 80. Sabella também foi destacado treinador e comandou a Seleção Argentina no vice-campeonato mundial em 2014.

Pesquisando na internet para esta seleção de estrangeiros do Grêmio, encontrei um bom número de atacantes, o que me levou a escalar quatro jogadores no setor ofensivo, fechando o time em um 4-2-4.

O ataque ficou com os seguintes jogadores: Oyarbide, Scotta, Obberti e Lucas Barrios. O uruguaio Oyarbide foi campeão gaúcho na década de 60. Já o argentino Scotta foi autor do primeiro gol da história do Brasileirão, em 1971 (vitória gremista sobre o São Paulo, por 3 a 0).

Outro argentino, Obberti foi um dos maiores goleadores estrangeiros do Grêmio, com passagem pelo clube na década de 70. Para encerrar a seleção, escalamos Lucas Barrios, nascido na Argentina e com nacionalidade paraguaia, ele foi campeão da Libertadores em 2017 pelo Tricolor.

A seleção ficou assim: Corbo; Arce, Rivarola, De León e Kannemann; Ancheta e Sabella; Oyarbide, Scotta, Obberti e Lucas Barrios. Para comandar o time, escolhi o alemão Bruno Arnold Schuback, técnico do Grêmio no título citadino de Porto Alegre em 1915. Curiosamente, ele nasceu na cidade de Hamburgo. Muitos anos depois, em 1983, o Grêmio seria campeão mundial sobre o Hamburgo.