Início Geral Prefeitura fabrica bloquetes para pavimentação de ruas

Prefeitura fabrica bloquetes para pavimentação de ruas

DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO

São produzidos em média 12 mil bloquetes por dia
 
Desde o início do mês, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Obras e Viação, realiza a fabricação de bloquetes para pavimentação de ruas em parceria com associações de moradores. Conforme o titular da pasta, Licério Agnes, o trabalho atrasou em razão das péssimas condições em que se encontrava o parque de máquinas. “O setor de fabricação estava impossibilitado de operar, pois a grande maioria dos equipamentos estavam sucateados. Foi possível recuperar parte das máquinas, o restante terá que ser substituído por uma nova infraestrutura, que poderá ser adquirida com verba arrecadada através de leilões, conforme já foi divulgado”, explica.
Com a retomada da fabricação de bloquetes, a Prefeitura prioriza as obras nas ruas onde as parcerias com as associações de moradores já foram formalizadas. São elas: Rua Caçapava, no bairro Castelo Branco; Rua Osvaldo Marx, em Linha Santa Cruz; e Rua Henrique Köhn, no bairro Jardim Europa, próximo ao Trevo Fritz e Frida, onde as máquinas inclusive já trabalham na terraplanagem. Outra rua que receberá bloquetes é a Waldemar Dornaldo Emmel, no bairro Castelo Branco, cujas obras iniciaram durante a administração anterior, porém não foram finalizadas.
Através da parceria, o governo municipal realiza um levantamento dos materiais necessários para a execução das obras e repassa aos moradores ou à empresa escolhida por eles. Também compete à Prefeitura a mão de obra e o serviço de preparação da base para o calçamento, fabricação e colocação dos bloquetes.
Atualmente, a fábrica localizada na BR 471 produz uma média de 12 mil bloquetes por dia, o que corresponde a aproximadamente 300 metros quadrados de área. No local, também são fabricados diariamente cerca de 200 cordões para meio-fio. A produção é realizada por uma equipe de 15 funcionários, distribuídos em diversas etapas do processo, incluindo o deslocamento dos materiais até as ruas em caminhões que comportam até 3.500 bloquetes. “Além das parcerias já formalizadas, outras já estão em andamento. Agora com o maquinário em funcionamento, queremos atender o mais rápido possível a todas as reivindicações”, destaca Licério.

Neste sentido, o prefeito Telmo Kirst pretende investir forte, principalmente na revitalização do parque de máquinas e equipamentos. “Queremos proporcionar melhorias em diversos bairros de Santa Cruz. Esta é uma meta e será uma marca do nosso governo. Por isso, conclamamos os moradores para aderirem ao programa, pois dentro deste modelo gradativamente viabilizaremos o calçamento na maioria das ruas da cidade que não foram atendidas com este serviço ao longo dos últimos anos.”