
Uma ferramenta que oferece facilidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ajudar a reduzir o número de abstenções em atendimentos foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul nesta sexta-feira, 27. O Saúde na Palma da Mão disponibiliza aos pacientes um histórico de consultas e também registra os agendamentos previstos. Essa é mais uma medida da pasta para tentar diminuir as faltas aos procedimentos e tornar a rede resolutiva.
O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destaca a praticidade da ferramenta para os usuários. “Pelo celular, o paciente poderá ter acesso às suas passagens pelos serviços da Saúde, verificar o histórico de vacinas, medicamentos que foram utilizados e até tirar dúvida sobre a data da próxima consulta”, comenta. “Estamos facilitando o acesso do cidadão aos seus próprios dados, que antes não eram disponibilizados, e tentando evitar que faltem aos procedimentos agendados”, acrescenta.
A ferramenta está disponível dentro do aplicativo Minha Cidade, desenvolvido pela empresa de tecnologia Betha Sistemas, a mesma prestadora de serviços da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). O Saúde na Palma da Mão é oferecido de forma gratuita tanto para o cidadão quanto para o Município. Ele está disponível para download nas plataformas Android e iOS.
Para acessar seus dados, o usuário precisa criar uma conta no aplicativo e depois se cadastrar nele, informando CPF, RG, nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail e município. Pelo mesmo aparelho, será possível acessar os dados de familiares, desde que estejam cadastrados e seja informada a senha do usuário. Entretanto, apenas um login é permitido por vez. A utilização da ferramenta depende de conexão com a internet.
De acordo com o consultor de negócios da Betha, Anderson Teixeira, somente o histórico a partir de 2014 estará disponível, ano em que a empresa passou a cuidar do sistema da Sesa. Na aba Atendimentos registrados, até 2018, é possível verificar o local da consulta, a data e o médico. Já a partir de 2019, o paciente também tem acesso a detalhes do atendimento, como diagnóstico, horário e necessidade de internação. Ainda não é possível agendar procedimentos ou enviar mensagem à Secretaria de Saúde pela ferramenta.
Rede mais resolutiva
Além do Saúde na Palma da Mão, a Prefeitura também criou, neste ano, os programas Fila Zero e Portas Abertas, com o objetivo de tornar a rede mais resolutiva e diminuir o tempo de espera por atendimentos. Os dois estão em funcionamento desde maio. Pelo Portas Abertas, três postos de saúde passaram a abrir em horários alternativos – ao meio-dia, à noite e aos sábados. Com isso, pacientes que não conseguem ir ao médico em horários habituais, contam com mais essas opções. Até agora, já foram mais de 10,8 mil pacientes atendidos. Já o Fila Zero removeu cerca de 3,6 mil pessoas da lista de espera do SUS para consultas com especialistas e exames de baixa e média complexidade. Os procedimentos são realizados por meio de uma parceria com hospitais e Cisvale.
Passo a passo:
1. Baixe o aplicativo Minha Cidade no celular ou tablet (disponível para a plataforma Android pela Play Store e para o iOS pela App Store);
2. Crie uma conta no aplicativo. Para isso, são duas etapas: na primeira, informe seu nome completo e data de nascimento. Depois, crie um usuário (deve ter no mínimo seis letras e não pode conter espaço), informe seu e-mail e a senha;
3. Confirme cadastro no e-mail informado;
4. Depois, faça login no aplicativo;
5. Informe seu CPF, RG e data de nascimento. Logo após, o seu município;
6. Na primeira tela, aparecerão seis abas para o usuário (Protocolos, Habitação, Servidor Público, Licitações, Recebimentos e Saúde), mas apenas o de saúde possui serviços disponíveis em Santa Cruz;
7. Dentro de Saúde, há mais quatro abas, nas quais é possível conferir seu histórico: medicamento em uso, agendamentos, vacinas aplicadas e atendimentos registrados.














