A Receita Federal depositou nesta quarta-feira, dia 15, o primeiro lote residual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o que permite a contribuintes que caíram na malha fina entre 2008 e 2019 e regularizaram sua situação reaverem seu dinheiro, que foi depositado na conta do contribuinte indicada em sua declaração.
Ao todo são R$ 725 milhões que foram pagos para 185.891 contribuintes neste lote, levando em consideração os devidos grupos prioritários: 8.010 idosos acima de 80 anos, 36.161 pessoas entre 60 e 79 anos, 4.412 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.387 trabalhadores cuja principal fonte de renda é o salário de professor.
É possível sacar a restituição no banco dentro do período de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate dentro desse prazo, deverá solicitar o valor pelo site, em “Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição”, ou diretamente no e-CAC, em “Extrato do Processamento da DIRPF”
Para saber se foi contemplado já neste primeiro lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, ligar para o Receitafone (fone 146) ou baixar o aplicativo Pessoa Física, disponível para smartphones Android e iOS.














