Início Sem categoria Professor da Unisc lança novo livro de cicloturismo

Professor da Unisc lança novo livro de cicloturismo

Demétrio recebeu dezenas de leitores no lançamento do livro

Grasiel Grasel
[email protected]

A noite desta quarta-feira, dia 18, foi de lançamento de livro na Domi Gastronomia. O professor universitário Demétrio de Azeredo Soster comandou o evento que apresentou o “Operação Carreteira Austral”, publicação sobre sua última viagem de cicloturismo, dessa vez realizada no Chile, que teve 25 dias de duração. Os amigos e leitores presentes também puderam apreciar a exposição fotográfica da aventura, bem como o documentário gravado pelo ciclista, eles também fizeram questão de adquirir sua cópia e receber um autógrafo.
Com as paredes repletas de fotos que registraram para sempre a aventura de Demétrio. Enquanto saboreavam alguns petiscos e provavam um vinho fornecido pela Domi, quem se fez presente também pôde aproveitar a oportunidade para assistir o documentário da viagem, que foi gravado pelo próprio cicloturista.
Houve também um momento especial no evento: uma apresentação de Shakuhachi, instrumento de sopro oriental, feito em bambu, performada por Henrique Sulzabacher, que é o compositor da trilha sonora do documentário. Demétrio também leu dois trechos do livro enquanto Sulzabacher tocava, de modo a demonstrar um pouco o espírito da narrativa que adotou para contar a história que viveu. Demétrio cita que a viagem foi, como deveria ser, uma experiência completamente diferente das que teve anteriormente no cicloturismo. Dessa vez ele diz ter sentido o que significa a transformação que a bicicleta pode ter na vida das pessoas, realizando um percurso bem mais despreocupado e focando mais em viver o caminho. “Eu acho que essa é a grande marca da Carretera Austral: Eu finalmente compreendi o que é ser um cicloturista.”, conta.
Perguntado sobre a próxima viagem como cicloturista, Demétrio diz que avalia a possibilidade de passar pelos “Campos de Cima da Serra”, no extremo nordeste do Rio Grande do Sul. O plano inicial era conhecer terras colombianas ou cubanas, mas a possibilidade já não parece tão próxima da realidade e ele considera como mais certa a realização de um pedal brasileiro. E claro, ao finalizar o professor garante: “Vai ter livro novamente”.