Início Saúde Profissionais receberão ajuda psicológica no combate à pandemia

Profissionais receberão ajuda psicológica no combate à pandemia

Se para você que acompanha o noticiário diariamente, o momento é de apreensão, imagina para quem vive essa realidade de enfrentamento da pandemia de perto, todos os dias. Pensando em auxiliar os servidores que estão na linha de frente, tanto os do quadro do Município quanto os voluntários, a Prefeitura de Santa Cruz criou um serviço de suporte emocional para esses profissionais.
Em uma parceria entre o Departamento de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT), Saúde Mental e Atenção Básica, o serviço já está disponível, prioritariamente, aos profissionais da saúde, mas todos os demais servidores das secretarias que precisam de alguma ajuda emocional podem procurar pelo atendimento.
A coordenadora municipal de Saúde Mental, Anelise Aprato, justifica a importância da iniciativa. “Em função de todos os cuidados que temos que ter, é um momento de muito estresse, de muita angústia e, para quem está exposto, é ainda mais delicado. Por isso que pensamos em disponibilizar esse serviço”, destacou.
Na prática, segundo a coordenadora do DESMT, psicóloga Jamila Abdallah, o servidor que necessitar de auxílio deverá entrar em contato com a Secretaria de Administração e Transparência, pelo telefone (51) 3713-8100, no período das 8h30 às 16h30, passar seus dados e agendar o atendimento. “O profissional da saúde mental fará o contato e o atendimento do servidor pelo telefone, avaliando a necessidade ou não de encaminhamento para a rede de saúde em casos mais graves”, explica. Ela ressalta ainda que este tipo de atendimento só ocorre neste período de pandemia, devido à situação de isolamento social.