Início Geral Projeto para saneamento é aprovado

Projeto para saneamento é aprovado

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Em reunião transferida para esta quinta-feira, 30, o Gabinete Especial de Gerenciamento, instalado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), fez uma prestação de contas interna sobre o que está em andamento na cidade. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, desde o dia 15 de março.  A Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e do gabinete da vice-prefeita, Helena Hermany, apresentou um projeto para construção de banheiros e módulos sanitários para famílias de baixa renda que ainda não possuem saneamento em suas casas. Os recursos utilizados serão do Fundo Municipal de Saneamento, o projeto foi aprovado durante a reunião.

Segundo o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, foi aberta a licitação para obras de ampliação do sistema de abastecimento de água que prevê a implantação de três módulos de Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta. O valor é de R$ 2,49 milhões, sendo que cada módulo terá capacidade de produzir 30 litros por segundo, o que representará um reforço de 90 litros por segundo. “A expectativa é de que as obras de ampliação da ETA iniciem até o final de abril”, explicou Epstein. 

Em abril será aberta uma nova licitação para o contrato de performances, que geram melhorias na rede. A perfuração de poços também será realizada no próximo mês. Para o início do mês de maio o superintendente garante que haverá implantação de uma adutora de água bruta.