LUANA CIECELSKI
[email protected]
Apesar de o fim de ano ter sido um período favorável às vendas para o comércio de Santa Cruz do Sul, as compras de materiais escolares – a chamada volta às aulas – que normalmente acontecem nos meses de janeiro e fevereiro não estão gerando muitas expectativas. “Se as vendas se mantiverem no mesmo nível de 2017, já estaremos felizes”, afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Cruz, João Goerck.
Isso porque, segundo ele, o período nunca é muito favorável às vendas e o é ainda menos quando as pessoas estão se recuperando de uma recente crise econômica, como é o caso dos brasileiros. “As pessoas tiveram muitos gastos no fim do ano e nesses primeiros meses há muitos impostos a serem pagos. Além disso há aqueles que não estão na cidade por causa das férias”, destaca. Por isso, ele acredita que a tendência é que as pessoas evitem muitos gastos nesses primeiros meses do ano.
Promoções, porém, é o que não vão faltar. Está acontecendo na cidade, por exemplo, desde a primeira semana de janeiro, o Liquida Santa Cruz que visa, justamente, manter os preços confortáveis para que as pessoas não deixem de comprar. E de acordo com Goerck, as promoções foram pensadas para acontecer até o dia 15 de fevereiro, justamente para que englobassem as compras escolares.
Além disso, ainda segundo João, muitas lojas já sinalizaram que pretendem dar continuidade às promoções até o fim do mês de fevereiro. E nada impede também que as papelarias façam ações visando as vendas nesse período. A comunidade pode e deve ficar atenta e pesquisar.














