Início Economia Quantas pessoas declararam IR em Santa Cruz?

Quantas pessoas declararam IR em Santa Cruz?

Conforme o Delegado da Receita Federal Leomar Padilha as declarações desse ano representaram um crescimento de 8,39%

Quem precisou declarar o Imposto de Renda (IR) teve até a última terça-feira, 30, para prestar contas à Receita Federal. Quem não efetuou a declaração dentro do prazo precisará arcar com uma multa de 1% do imposto devido ao mês. O valor mínimo fica em R$ 165,74 e o máximo 20% sobre o imposto devido.
No Brasil 30,5 milhões de pessoas precisavam declarar o IR nesse ano. Em Santa Cruz do Sul o esperado pela Receita Federal era de 28.460 declarações, mas, conforme o Delegado da Receita Federal, Leomar Padilha, até a terça-feira, 29.355 pessoas fizeram a declaração do IR. 
Em 69 municípios das regiões do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e parte do Vale do Caí, atendidos pela Delegacia da Receita Federal em Santa Cruz, um total de 154.090 pessoas fizeram a declaração. “Este número representou um crescimento de 8,39% em relação ao ano passado o que superou nossas expectativas, pois esperávamos receber 148.200 declarações, ou seja, foram 5.593 declarações a mais”, disse Padilha.
Segundo o Delegado quem ainda não conseguiu enviar a declaração dentro do prazo deve declarar o quanto antes, “se o imposto de renda não for declarado, além de haver multa crescente de 1% o contribuinte pode ter sérios problemas, pois o CPF é bloqueado e ele fica com diversas restrições”, explicou. 
Para saber quantas pessoas faltam para declarar o IR é preciso esperar todas as empresas entregarem suas declarações, “os bancos precisam entregar suas declarações de movimentação financeira semestral, declarações de cartão de crédito, dados que coletamos de diversas fontes, notas fiscais, tudo isso deve ser juntado, processado e avaliado. É muito difícil de nós estimarmos quem deveria declarar ou não”.

PROJETO DESTINAR
Quem não conseguiu declarar o IR dentro do prazo (30 de abril) não poderá mais destinar parte do imposto devido ao Projeto Destinar, que conta com 39 entidades cadastradas. Para beneficiar crianças e adolescentes atendidos por entidades vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), e idosos cadastrados ao Conselho Municipal do Idoso (CMI), há outra forma de ajudar.  
Segundo Padilha é necessário procurar uma entidade filantrópica e solicitar a conta para depósito. A destinação de 6% do valor do imposto devido pode ser realizada até o dia 31 de dezembro e o recibo de depósito pode ser usado na declaração do ano que vem. O valor exato a destinar pode ser obtido através de um cálculo em uma simulação no site da Receita Federal. 
E para saber o que foi destinado nesse ano é necessário analisar e processar todos os dados coletados dos contribuintes, o que leva em torno de 10 a 12 dias. “O Projeto Destinar tem trabalhado bastante no sentido de divulgar e realizar eventos e a imprensa tem dado um apoio e divulgado constantemente, o que dá um bom resultado. A gente também tem percebido que as pessoas estão mais solidárias, acredito que estamos num movimento de crescimento o que deve refletir também na destinação do IR porque não custa nada contribuir”. Segundo Padilha a previsão é que em 15 de maio já se tenha os resultados.