Início Geral Quarta-Feira de Cinzas – Abertura da Quaresma e Lançamento da Campanha da...

Quarta-Feira de Cinzas – Abertura da Quaresma e Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

Na Diocese de Santa Cruz do Sul haverá celebrações da Missa em diversas paróquias

Foto: Divulgação/RJ
Registro da 44ª edição, realizada em Ilópolis

Na próxima quarta-feira, 22, a Igreja Católica celebra a Missa de Quarta-feira de Cinzas, com gesto de imposição das cinzas como sinal de penitência, no sentido de conversão que marca o início da Quaresma, período de reflexão em preparação para Páscoa do Senhor. É um dia de jejum e abstinência de carne.

Na Diocese de Santa Cruz do Sul haverá celebrações da Missa em diversas paróquias. O bispo diocesano, Dom Aloísio Alberto Dilli, celebrará às 18h15min., na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Durante a solenidade também será realizado o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). A mobilização está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome. É a terceira vez que a Campanha da Fraternidade aborda essa temática.

– Rito de Imposição das Cinzas

Durante a celebração serão abençoadas as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos, do ano anterior. Para os cristãos, a cinza possui um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência, e recorda sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

45ª Romaria da Terra acontece em Eldorado do Sul

Na próxima terça-feira, 21, será realizada a 45ª Romaria da Terra no assentamento Integração Gaúcha – Irga, em Eldorado do Sul, distante 17 quilômetros de Porto Alegre. Com o tema “Terra e Pão”, o evento visa fortalecer as lutas sociais e melhoria das condições de vida do povo do campo e da cidade.

A romaria que reúne romeiras e romeiros, pastorais e movimentos populares de todo estado, este ano é organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Via Campesina, MST, Conselho Indigenista Missionário Sul (Cimi), Comissão das Pastorais Sociais e Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap).

PROGRAMAÇÃO

19 e 20 de fevereiro – Acampamento dos Povos, no Assentamento Integração Gaúcha, Eldorado do Sul;

21 de fevereiro – Romaria da Terra

7h – Acolhida dos Romeiros e Romeiras no centro da cidade de Eldorado do Sul;

8h15 – Abertura da Romaria com falas, cantos e mística de louvor;

9h – Caminhada até o assentamento Integração Gaúcha com estações de reflexão sobre denúncia da fome, concentração da terra, dos venenos, anúncio da ecologia, da solidariedade, dos direitos dos povos, cozinhas comunitárias, da conquista da terra;

11h – Celebração da missa;

12h – Almoço com partilha dos alimentos dos romeiros e prato de carreteiro servido pelos assentados;

13h – Momento cultural e falas dos movimentos sociais, entidades, fila do povo, lançamento de livro;

15h30 – Mística de encerramento e envio dos símbolos (cruz e vela) para Diocese que sediará a próxima romaria.