Início Polícia Quatro suspeitos de envolvimento em homicídios são presos

Quatro suspeitos de envolvimento em homicídios são presos

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A Polícia Civil de Santa Cruz do Sul e região realizou na manhã dessa sexta-feira, dia 14 de setembro, uma apreensão importante de três armas e a prisão de quatro pessoas que podem estar envolvidas em homicídios que ocorreram recentemente na cidade. A ação aconteceu a partir das 6 horas da manhã nos bairros Vila Nova, Beckencamp, Santa Vitória e Faxinal Menino Deus. Ao total, foram nove endereços visitados. 

De acordo com os delegados Alessander Garcia e Ana Luísa Aita Pippi, que estiveram à frente da operação nessa manhã, os mandados de prisão eram contra Marcelo do Carmo (conhecido como Marcelinho) de 32 anos que já está detido no Presídio de Charqueadas, Deivid dos Santos de 27 anos, João Carlos Godoi de 36 anos e Anderson dos Santos Ramos de 22 anos. Todos eles (exceto Marcelinho que já está preso) foram localizados e encaminhados à delegacia, e posteriormente ao Presídio Regional. Um dos indivíduos usava tornozeleira eletrônica e os outros estavam em liberdade. Todos, entretanto, já possuíam antecedentes criminais.

Foram apreendidas três armas, munições e uma máscara

Além deles, um quarto indivíduo também foi preso em flagrante por porte de armas, o nome dele, entretanto, não foi divulgado, porque ainda não se sabe qual é sua efetiva participação no caso. Em relação aos demais, porém, há fortes indícios de que respondam à Marcelinho e de que tenham sério envolvimento nas mortes recentes, especialmente no caso da morte de Denian Marcel de Oliveira, de 19 anos, que foi baleado na Rua Irmão Emílio, Bairro Várzea, no dia 27 de agosto. “Em relação a esse caso nós já temos elementos concretos”, apontou Alessander. 

As armas apreendidas foram uma Taurus 9 mm cujo uso é restrito, uma Taurus 38 mm e uma Garrucha de fabricação artesanal de calibre 20. Além delas, também foram recuperadas munições, alguns celulares e uma máscara. Acredita-se que essas armas também possam ter sido usadas nos homicídios, mas a polícia ainda continuará a investigação e divulgará novas informações em breve, assim que mais detalhes forem confirmados. 

Segundo Ana Luísa e Alessander, Marcelinho que está preso desde 2016, continua agindo de dentro dos presídios, comandando o tráfico e determinando mortes. Ele tem antecendentes criminais por homicídios, sendo que dois deles estão sob responsabilidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e vários outros sob a 2º DP. A polícia, inclusive, trabalha com a possibilidade de pedir aos órgão responsáveis que transfiram o Marcelo para um Presídio Federal, como já vem acontecendo com outros presos desse tipo.

A operação realizada na manhã dessa sexta-feira, contou com o apoio de praticamente todas as delegacias da região, especialmente as de Santa Cruz do Sul (1ª e 2ª DP, Defrec, DPPA, Deam e DPCA), Vale do Sol, Candelária, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul e Vera Cruz. Ela foi batizada de Operação Filho das Grades e vinha acontecendo desde o dia 13 de agosto.