Início Polícia Ranking aponta Santa Cruz como a 2ª cidade menos violenta do Estado

Ranking aponta Santa Cruz como a 2ª cidade menos violenta do Estado

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira, 5, um estudo atualizado sobre a violência no Brasil.

O levantamento, que, entre outras informações, divulgou um ranking das cidades brasileiras mais violentas, apontou uma boa notícia para Santa Cruz do Sul. Entre os 300 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, a Capital do Fumo aparece na 233ª colocação, o segundo melhor resultado entre cidades gaúchas.

Alvorada é a pior colocada na lista, aparecendo como a 12ª cidade mais violenta do país e mais violenta do Rio Grande do Sul. Na sequência, entre os dez municípios gaúchos com as piores avaliações estão Viamão (32º no país), São Leopoldo (83º), Canoas (89ª), Porto Alegre (99ª), Cachoeirinha (105ª), Gravataí (124º), Novo Hamburgo (125º), Sapucaia do Sul (135º), Pelotas (151º) e Passo Fundo (167º). Outras sete cidades do Estado figuram no ranking das 300 mais violentas do país. Pela ordem: Erechim, Caxias do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Bento Gonçalves, Uruguaiana, Santa Cruz e Bagé.

O estudo que classifica as cidades mais perigosas leva em conta o índice de mortes violentas, como homicídio, acidente de trânsito, suicídio, queda, afogamento, incêndio, etc. Os números levam em conta os índices até o ano de 2015.  

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que realizou a pesquisa em conjunto com o Ipea, foram 59.080 assassinatos no país em 2015, média de 3,4 mil a cada três semanas. A publicação destaca que, somente nos primeiros 21 dias do último ano levado em conta no estudo, morreram mais pessoas por mortes violentas no Brasil do que as mortes por terrorismo em todo o planeta nos cinco primeiros meses de 2017.

O texto destaca também que negros, mulheres e jovens são os mais afetados pela violência. A cada 100 homicídios no país, 71 são de pessoas negras, e 47% desse total são de pessoas entre 15 a 29 anos.

A conclusão indica que o índice de homicídios no Brasil se manteve estável entre 2013 e 2015, e 71,9% dos homicídios ocorrem com o uso de arma de fogo.