Início Economia Reajuste de 39,5% está descartado, afirma Agerst

Reajuste de 39,5% está descartado, afirma Agerst

A Corsan apresentou novo reajuste de 32% em cima do valor da tarifa, porém, a Agerst não concordou com a mudança

Sara Rohde
[email protected]

Uma notícia que alivia, mas, não deixa de causar preocupação aos santa-cruzenses. É o novo reajuste da tarifa da água apresentado pela Corsan. A Companhia propôs um reajuste inicial de 39,5% sobre o valor, e, conforme o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst), José Luiz Juruena, este reajuste está descartado. 
Primeiramente a Agerst queria que o cálculo chegasse em um aumento máximo de 2,47%, o qual não foi aceito pela Corsan. Então, na última sexta-feira, 31, uma reunião extraordinária foi realizada para que um acordo decidisse a nova tarifa a ser cobrada. 
Segundo Juruena este valor ainda não foi definido, “a Corsan fez o pedido na sexta-feira da semana passada para que a agência adiasse a decisão de apresentar um novo reajuste, então, com isso, nós tomamos a medida de adiar para o dia 28 de junho”, explicou.
O presidente da Agerst disse que a Corsan já mandou outra documentação que está sendo analisada. A partir de agora uma nova audiência será marcada onde a Agerst e a Corsan vão conversar e chegar a um acordo sobre o novo reajuste. Ainda conforme Juruena a nova análise da Corsan já baixou para 32%, “mesmo assim não concordamos com este reajuste, por isso, vamos sentar e conversar para chegarmos a uma nova definição”, salientou.  A data para a próxima audiência será definida entre esta sexta e a próxima segunda-feira.