Tiago Mairo Garcia
Uma marca registrada para celebrar as festas de final de ano. Por tradição ou simplesmente pelo espetáculo pirotécnico, os fogos de artificio são objetos constantes nas festividades de Réveillon. Porém o momento de celebrar a virada do ano pode não terminar bem se os fogos de artifício não forem manuseados de forma correta, vindo a causar acidentes que podem gerar queimaduras leves a amputação de dedos ou mãos.
Para que a queima de fogos seja efetuada de forma correta e segura, a reportagem conversou com o auxiliar da Divisão de Operações Defesa Civil do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, Sargento Filipe Martins da Cunha, que destaca algumas dicas para que o usuário dos fogos de artifício tome os devidos cuidados na hora de utilizar o produto.
CUIDADOS NA HORA DA COMPRA
Conforme Cunha, ao adquirir fogos de artifício ou bombas (rojões), certificar-se que o produto é fabricado por uma empresa confiável e certificada. “É importante prestar atenção no aspecto da embalagem, verificando as condições de armazenamento da mesma. Sempre procure comprar o produto em locais de confiança e evite usar produtos de forma artesanal. Leia e siga as recomendações de uso dos fabricantes”, destacou.

CUIDADOS NO MANUSEIO
O sargento destacou que o manuseio é a etapa que o usuário deve tomar mais cuidado, onde qualquer descuido pode ocasionar um acidente. Cunha frisou que antes de utilizar os fogos de artifício, é importante certificar-se de estar em uma área isolada. “Recomenda-se uma distância de 30 a 50 metros de pessoas, casas, carros, fios elétricos ou vegetação muito seca, onde qualquer faísca pode ocasionar um incêndio e evitar estourar próximo de animais, pessoas enfermas, idosos ou autistas, que são muito sensíveis ao barulho dos estampidos”, frisou.
O bombeiro também orienta a nunca segurar os fogos diretamente com as mãos. “Para isso deve-se utilizar uma base para encaixar o foguete de forma segura”. O militar também destaca que crianças estão proibidas de manusear o objeto e que não é recomendável adultos que estiverem fazendo o uso de bebidas alcoólicas ao soltar os fogos. “Caso os fogos não estourem, não tente reaproveitá-los ou abrir a embalagem, que pode gerar um acidente. O correto é colocar o objeto em um recipiente com água para neutralizar a sua carga”, salientou o militar.
EM CASO DE ACIDENTES
O sargento Filipe explica que os casos de acidentes com fogos de artifício tendem a serem graves por envolver produto explosivo. “Pode ocorrer uma simples queimadura até a amputação de dedos ou da mão. É preciso tomar todo o cuidado para evitar acidentes e poder comemorar a chegada do novo ano sem contratempos”, finalizou. Ocorrendo algum acidente, os bombeiros de Santa Cruz do Sul estão de plantão para atendimento pelo 193 ou 3711-2149.














