Início Geral Revolução Farroupilha | O que abre e o que fecha no feriado

Revolução Farroupilha | O que abre e o que fecha no feriado

O 20 de setembro, Dia do Gaúcho, recorda o início da Revolução Farroupilha, em 1835

Comércio estará fechado no feriado. O expediente retoma a normalidade na quinta-feira
Banco de Imagens/RJ

Luísa Ziemann
[email protected]

Conhecido como o Dia do Gaúcho, o 20 de setembro é considerado feriado em todo o estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835. Embora não seja considerado um feriado nacional, o dia é marcado por celebrações para todos os gaúchos e, por isso, alguns estabelecimentos e serviços não estarão funcionando. Confira o que abre e o que fecha nesta quarta-feira em Santa Cruz do Sul.

MERCADOS – As empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc.) de Santa Cruz do Sul estão autorizadas a abrir os seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral hoje, dia 20 de setembro. A determinação vale para toda a região de abrangência do Sindigêneros Vales do Rio Pardo, que inclui os municípios de Santa Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Venâncio Aires, Mato Leitão, Candelária e Vera Cruz.

COMÉRCIO EM GERAL – De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, o comércio estará fechado no feriado. O expediente retoma a normalidade na quinta-feira.
RAPIDINHO – O Estacionamento Rotativo Pago, o Rapidinho, nas quadras de Faixa Azul não terá operação no feriado, retornando às atividades normalmente na quinta-feira.

FEIRA RURAL – A Feira Central não funcionará hoje, mas estará aberta a Feira da Oktober, das 6h ao meio-dia.
COLETA DE LIXO – A coleta de resíduos orgânicos, realizada pela Conesul, funcionará normalmente, assim como a seletiva, executada pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat).

ÁGUA E LUZ – As unidades de saneamento da Corsan não terão expediente nesta quarta-feira. Durante o feriado, o atendimento ao público permanece 24 horas nos canais digitais autarquia (app e site corsan.com.br) e pelo call center 0800 646 6444. A RGE também informa que os postos presenciais não abrirão no feriado. Porém, o atendimento segue sendo realizado 24 horas pelos canais digitais, através do site rge-rs.com.br, do app CPFL Energia (disponível para Android e iOS) ou, então, pelo call center 0800 970 0900 e WhatsApp 51 999550002. Nestes canais mais de 30 serviços estão disponíveis, como solicitação da segunda via, ligação nova, alteração de titularidade, relato de interrupção no fornecimento de energia e acidentes na rede. Em caso de falta de energia é possível comunicar a RGE através de um SMS com o seu código (disponível na conta de energia elétrica) para o número 27350.

BANCOS – As agências bancárias não abrirão no feriado. As transações bancárias funcionarão normalmente nos canais digitais e em caixas eletrônicos. Caso precise entrar em contato com seu banco, o cliente deve procurar a Central de Atendimento do mesmo nos canais digitais. A (Federação Brasileira de Bancos) Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – Os serviços da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul terão atendimento alterado nessa quarta-feira. Serão mantidos o funcionamento normal dos plantões dos serviços essenciais como o Centro Materno Infantil – CEMAI, Casa de Saúde Ignez Moraes – Hospitalzinho, Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPS AD, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Pronto Atendimento Municipal junto ao Hospital Santa Cruz, UPA do Bairro Esmeralda, Setor de Transportes – motoristas de plantões, Conselho Tutelar, Abrigo Municipal Feminino e Masculino, Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência, Casa de Passagem Adultos/Albergue, Residência Inclusiva, Guarda Municipal (fone 153) e Fiscalização de Trânsito. A varrição nas ruas ocorrerá normalmente.