Início Geral Rincão da Alegria se apresenta no Enart 2017

Rincão da Alegria se apresenta no Enart 2017

O CTG Ricão da Alegria, um dos dois representantes de Santa Cruz do Sul no Enart 2017, já fez sua apresentação no tablado do Ginásio Poliesportivo, competindo por uma das 20 vagas na grande final das Danças Tradicionais Força A que acontece amanhã, dia 19. O grupo foi o segundo a dançar na manhã desse sábado, 18. 

O CTG Rincão da Alegria foi o segundo a se apresentar na manhã desse sábado

A temática apresentada nessa edição foi uma continuidade do Enart de 2016 em que o personagem principal saiu do campo e foi para a cidade. Agora, casado, este mesmo personagem volta para o campo, junto com a modernidade. Assim surgiu o tema para 2017 – ‘A cidade invadiu o campo’. A música de entrada foi “Hoje está mudado” e a de saída “Rincão da Alegria”, ambas compostas por Jorge Marino. Além disso, conforme o regulamento, o grupo dançou três músicas tradicionais sorteadas pouco antes da apresentação: Xote Inglês, Cana Verde e Pezinho. 

Temática do grupo foi 'A cidade invadiu o campo'

Também se apresentaram na manhã desse sábado, os demais CTGs do bloco 2, ou seja, o CCN Sentinela do Rio Grande (Rio Grande), CTG Laço da Amizade (Gravataí), CTG Patrulha do Oeste (Uruguaiana), CPF Piá do Sul (Santa Maria), CTG Sentinela da Querência (Erechim), CTG Gildo de Freitas (Porto Alegre) e com o CTG Rancho da Saudade (Cachoeirinha). Esse último campeão da edição de 2014. 
Dançarinos foram acompanhados e aplaudidos por sua torcida
 
OUTRAS MODALIDADES
 
Também na manhã desse sábado tiveram início as competiçõe individuais de Chula, Gaita Piano, Gaita de Botão até 8 Baixos, Gaita de Botão Mais de 8 Baixos, Gaita de boca, Bandoneon, Violino ou rabeca, Violão, Viola, Conjunto instrumental, Conjunto vocal, Intérprete solista vocal masculino e feminino, Trova galponeira, Trova Mi Maior de Gavetão, Trova de Martelo, Trova Estilo Gildo de Freitas, Declamação, Pajada, Declamação masculino e feminino, Causo e Danças gaúchas de salão. Essas modalidade são disputadas em 10 palcos paralelos, por cerca de 4 mil competidores. Santa Cruz do Sul possui representantes nas modalidades Chula, Gaita de Boca, Intérprete solista Vocal Feminino e Dança de Salão. 
 
MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA
 
Além das competições, quem for até o Parque da Oktoberfest na tarde desse sábado, também poderá conferir a 18ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha. O evento tem como tema “Resgatando e Homenageando os Legados de 47 – Resgate da História da Chama Crioula em sua Região Tradicionalista”.
A Mostra apresentará as pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das trinta Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, das Prendas e Peões Estaduais, com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais.