Início Geral Rodrigo Rabuske: “Dá vontade de chorar junto”

Rodrigo Rabuske: “Dá vontade de chorar junto”

Divulgação/RJ
Parlamentar petebista defende ampliação de auxílio financeiro para agricultores

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou em reunião extraordinária na quinta-feira, 13, o decreto que declara situação de emergência no município em função da estiagem. Assinado pelo prefeito em exercício Elstor Desbessell (PL) no dia 7, esse foi o principal assunto da sessão, onde foram apreciadas e aprovadas outras oito matérias de iniciativa do Executivo.
O novo presidente da Câmara, Rodrigo Rabuske (PTB), usou a tribuna para se manifestar sobre o decreto de emergência. Ele ressaltou que visitou algumas propriedades na região de Linha Nova, Quarta Linha Nova e Pinheiral no dia anterior e o cenário é desolador. “Dá vontade de chorar junto com os agricultores pela realidade que nós vimos”, lamentou o petebista.


Rabuske observou que a situação das lavouras é drástica com a falta de chuvas. “As plantações de arroz não têm mais de onde tirar água. As lavouras de milho, que batem um pouco acima do nosso joelho, estão secas. E isso vai ter um reflexo daqui a alguns dias aqui na cidade e já está tendo consequências no campo”, ressaltou.


O parlamentar destacou ainda que o decreto de emergência possibilita que os agricultores tenham um abatimento no sistema troca-troca no milho junto ao Governo do Estado. “Mas precisamos mais, especialmente a nível federal, em termos de refinanciamento e de BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para auxiliar esses agricultores que produzem alimento. Trata-se de um remédio paliativo para que esses agricultores sigam lá”, frisou Rabuske.