Início Geral Roteiro Fetag-RS em Conexão movimenta a região

Roteiro Fetag-RS em Conexão movimenta a região

Integrantes da juventude rural que irão fazer
a formatura da capacitação do projeto Fetag em Conexão

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar de Vera Cruz será o primeiro do Estado a receber o roteiro Fetag-RS em Conexão. A ação, desenvolvida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) tem como objetivo aproximar a Federação com os agricultores familiares em suas propriedades, para que a entidade, a Regional Sindical e o Sindicato possam ver a realidade vivenciada pelas famílias, suas demandas, necessidades e expectativas em relação às instituições.

O roteiro será realizado em todas as 23 regionais sindicais da Fetag-RS no Estado nos próximos meses e iniciará por Vera Cruz, período em que o Sindicato comemora 58 anos de fundação e história. A programação consiste em visitar propriedades de agricultores familiares durante dois dias e após a captação das demandas das famílias, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região discutirão os possíveis encaminhamentos.

A programação inicia nesta quarta-feira, 28, data em que o Sindicato comemora os seus 58 anos de história. Na oportunidade será realizado um encontro das lideranças locais, no Clube Cultural e Esportivo de Vera Cruz, com início as 18h, para apresentação do roteiro Fetag-RS em Conexão.

Nos dias 29 e 30 de julho, a caravana estará visitando propriedades e ouvindo as demandas dos agricultores e agricultoras familiares. Serão visitadas oito propriedades, com o intuito de mostrar a sucessão familiar, educação do campo, a mulher como protagonista, exemplos de políticas públicas, como: habitação rural, crédito fundiário, PAA e PNAE, entre outros.

Para finalizar a programação, no dia 30, na parte da tarde, acontecerá o encontro de avaliação e levantamento de propostas, como também a formatura da turma de jovens participantes do Programa Jovem Saber.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “o cenário nos mostra que precisamos com urgência estar mais próximos das famílias dos agricultores. A pandemia não permitia a aproximação presencial com a base, mas agora, com o avanço da vacinação, aos poucos, vamos retomando nossas atividades. A essência do Movimento Sindical é a base, os agricultores e pecuaristas, e é por eles que precisamos lutar.”

Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS: “O cenário atual nos mostra que precisamos estar mais próximos das famílias dos agricultores”

O cronograma

28/07/2021 – Quarta-feira.

18:00  – Recepção

18:15 – Palestra Desenvolvimento Rural – UNISC.

18:45 – Montagem da mesa de autoridades e falas.

– História do STR de Vera Cruz.

– Homenagem aos sócios fundadores.

– Criação do Comitê da Agricultura Familiar.

20:30 – Jantar.

29/07/2021 – Quinta-feira (Programação das visitas).

08:00 – Claudio Lenz – Diversificação

09:45 – Agroindustria Schunke – Agroindústria e integrados.

11:30 – Sergio Frantz – PNAE-PAA entre outros.

12:00 Almoço.

14:00 – Germano Lenz – Programas como Habitação, credito fundiário.

16:00 – Luiz Carlos Schroeder – Sucessão familiar, Jovens da EFA.

30/07/2021 – Sexta-feira.

08:00 – Theobaldo Regert  – Socio Fundador.

10:00 – Balneário Cantinho colonial Manske –  Propriedade com turismo rural.

12:30 – Almoço – Clube Vera Cruz.

14:00 – Reunião da regional,

Levantamento das demandas.

Formatura do Curso Jovem Saber