Início Sem categoria Sábado é dia de trocar livros

Sábado é dia de trocar livros

Sabe aquele livro que está parado na sua estante e já não é lido faz um tempinho? Você pode aproveitar para trocar ele nesse sábado, 9 de fevereiro, na Praça da Pasqualini, das 15h às 19h. Vale levar livros, gibis, quadrinhos e mangás, podem ser estrangeiros, edições antigas, livros infantis, tudo o que estiver a procura de um novo lar. Lembrando que o evento é gratuito e sem fins lucrativos, em caso de chuva será transferido. 
A ideia surgiu, segundo Paola Severo, organizadora, ao conversar com Ludmila Mendes sobre a quantidade de livros que ficam guardados na estante, “por um motivo ou outro não conseguimos nos desfazer deles, e comentamos que seria legal organizar uma troca coletiva, em um espaço gratuito e que sirva para falar sobre cultura também”. Escolheram a Praça da Pasqualini por ser um lugar de todos, um lugar de trânsito e acessível, “assim podemos alcançar várias pessoas e chamar atenção para os livros”, explicou Ludmila Mendes, organizadora. A praça também possibilita que cada um faça a sua banca para que os outros cheguem, conversem e realizem as trocas. 
“Acredito que o incentivo à leitura deve partir de eventos assim, onde as pessoas possam ter contato com os livros e os leitores. A troca é importante para que os livros alcancem mais pessoas, às vezes temos vários livros que não temos mais interesse que podem chegara outras mãos que podem relê-los e deixar viva a literatura. Temos que levar livros para todos e ajudar a construir um país de leitores”, ressaltou Ludmila. 
“Nosso objetivo também é fazer um tipo de troca que não gere gastos, porque os livros têm um custo, mas que também é importante essa troca por livros que tu não comprou ainda, mas que alguém já adquiriu e tem interesse em um que tu tem na tua estante”, comentou Paola. Mesmo que seja uma troca, elas também sugerem que seja colocado um valor nos livros, para que aqueles que não tenham um livro para trocar também possam adquirir alguma obra na feira, tudo usando o bom senso afinal a ideia não é o lucro e sim a troca.

Como funciona

Os livros estarão dispostos no chão e serão trocados de acordo com a negociação dos proprietários. Vale usar o bom senso, afinal a ideia é dar um novo lar para seu livro antigo, não sair lucrando, realizar trocas justas, se for o caso trocar dois livros por um, e colocar valores, pode ser num post it dentro da capa, caso alguém não tenha um livro que te interesse mais ainda deseje levar o exemplar pra casa.