Início Cultura Santa Brass Band fecha apresentações com chave de ouro

Santa Brass Band fecha apresentações com chave de ouro

Integrantes levaram o espírito natalino para a comunidade da cidade e interior

FOTOS: ANA SOUZA
Na Praça Alberto Pasqualini: apresentação final

Ana Souza
[email protected]

Está mais do que comprovado que a música é capaz de proporcionar os mais diversos efeitos e respostas em nosso corpo. Ouvir música desenvolve a mente do ser humano, gera a sensação de bem-estar, facilita o raciocínio e a concentração e promove o equilíbrio. Enfim, a música traz benefícios em todos os sentidos, tanto por pessoa quanto para a sociedade como um todo.


Todas estas percepções de sentimentos foram transmitidas pela Santa Brass Band em quatro apresentações em Santa Cruz do Sul e também no interior do município, todos por meio da “Turnê Interativa Municipal com a Orquestra Santa Brass Band”, através da Lei do Patrocínio, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. A primeira apresentação da Big Band foi no Natal Fraterno, realizado dia 03 no Ginásio Poliesportivo; a segunda foi durante a edição final da Praça da Cidadania, dia 10, em frente ao Palacinho da Praça da Bandeira; dia 15, os integrantes levaram o repertório para o interior, em Monte Alverne, na programação de Natal da localidade e, para fechar o circuito de shows, a Praça da Pasqualini recebeu no domingo, dia 18, a Santa Brass. Momento que marcou a integração entre todos e o grande apoio da comunidade que aplaudiu e dançou ao som das músicas natalinas.

Big Band animou o Natal Fraterno no Poliesportivo


A Santa Brass Band é uma big band, que iniciou seus ensaios em fevereiro de 2016. Composta por 21 integrantes e mais o maestro Carlos Oscar Procat, que é o idealizador do projeto. Uma big band tem uma formação tradicional composta por quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones (sendo dois altos, dois tenores e um barítono). A base que executa a harmonia é composta pelo teclado, guitarra e baixo. A Santa Brass conta ainda com dois cantores. O repertório contém músicas da década de 40 até os dias atuais. A Santa Brass Band é mantida pela Associação Cultural Santa Brass Band, que foi fundada em 2019, com o objetivo de desenvolver projetos culturais e sociais em prol da comunidade da região do Vale do Rio Pardo. Além disso, pretende fomentar e difundir a cultura como princípios norteadores, além de realizar o projeto da Orquestra Interativa, o que reforça as intenções de ampliação e de cuidados com a música instrumental.

Edição final do Praça da Cidadania contou com repertório da Santa Brass
Monte Alverne: muita diversão com as músicas da Big Band na programação de Natal