Início Sem categoria Santa Cruz em Movimento: Festival reuniu centenas de dançarinos

Santa Cruz em Movimento: Festival reuniu centenas de dançarinos

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Realizado entre a última sexta-feira, 30 de junho e o domingo, 2 de julho, o primeiro Festival de Dança Santa Cruz em Movimento, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo (SEDECT), em parceria com a Dugges Art Of Dance, reuniu pelo menos 600 dançarinos e muitos espectadores para uma grande troca de experiências, culturas e passos de dança em Santa Cruz do Sul. 

O evento iniciou na tarde de sexta-feira, com a etapa municipal, que, segundo a Prefeitura, contou com cerca de 400 bailarinos. No palco do Teatro Mauá, 27 grupos mostraram seu talento nos mais variados estilos de dança e encantaram o público presente. Em seguida, na noite de sexta-feira, foi a vez da etapa estadual, organizada exclusivamente pela academia Dugges Art Of Dance. Mostrando coreografias de diversos estilos musicais, tais como hip-hop, danças urbanas, danças de salão, ballet, entre outros, cerca de 200 profissionais da dança vindos de diversos cantos do Estado participaram.

A etapa municipal do festival reuniu cerca de 400 bailarinos de 27 grupos de dança da cidade

Não bastando o grande encontro de dançarinos na sexta-feira, o fim de semana também foi marcado por diversos workshops de dança. Ministrados por dançarinos profissionais tais como Carol Fossá (Hip Hop Coreografia), Stephanie Cardoso (Hip Hop Coreografia), Jean Guerra (Jazz Funk), Julio Cesar Santos (Dancehall), Carlos Neto (Hip Hop Coreografia), Wagner Oliveira (Hip Hop Coreografia), Daniel Grana (Hip Hop Coreografia), João Santos (Hip Hop Coreografia) e Gabi Barcelos (Street Jazz), eles aconteceram na sede da Dugges Dance e foram outra grande oportunidade que os apaixonados por danças tiveram de aprender novas técnicas, ampliar seus conhecimentos.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cultura da secretaria, Margaret Rodrigues, o evento superou as expectativas. “As escolas públicas, privadas e outras instituições atenderam o convite e ficamos felizes com a adesão de muitos grupos”, disse. 

Para a sócia-proprietária da Dugges Dance, Estefani Cardoso, os resultados foram muito satisfatórios. “Nós conseguimos um teatro lotado na sexta-feira, com todos os 700 ingressos distribuídos e nós não poderíamos ficar mais felizes”, comentou. Ela apontou que os workshops também foram muito bem aproveitados e que a meta agora já é pensar em uma edição para 2018. 

“Já conversamos com a Margaret do Departamento de Cultura e a ideia é, inclusive, colocar a segunda edição do Festival no calendário de eventos do município do ano que vem. Então já estamos pensando numa próxima edição. Vamos avaliar o que podemos fazer e trazer para Santa Cruz em breve.”