Início Geral Santa Cruz terá Sítio Pedagógico e de Saúde

Santa Cruz terá Sítio Pedagógico e de Saúde

Um lugar em meio à natureza para proporcionar momentos em que crianças aprendam brincando, adultos revitalizem suas energias e profissionais em saúde e educação possam desfrutar do ambiente para momentos de formação e aprendizado. Em linhas gerais, esses serão os objetivos do Sítio Pedagógico que o Município de Santa Cruz do Sul vai implantar em 2019. 

O local não poderia ser mais apropriado. De fácil acesso, fica a cerca de 1 km da ERS 405, em Pinheiral, Entrada Rincão do Sobrado, no complexo escolar da antiga Escola Municipal João Reis. 

O projeto foi entregue ao prefeito Telmo Kirst nessa quarta-feira, 13. Na ocasião, a secretária de Educação, Jaqueline Marques, e o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, apresentaram as adaptações que serão realizadas no local.

A área de 3.200 m² será toda reaproveitada. O prédio abrigará cozinha, banheiros e sala pedagógica com mesas de jogos. Na área externa, mesas e bancos, quadras esportivas para a prática de esportes, como voleibol, basquete, futebol e pracinha com brinquedos. Um pomar e uma horta serão disponibilizados para realizar oficinas no cultivo de hortaliças e chás. 

Telmo Kirst aprovou a iniciativa e garantiu investimentos para o local. “Este espaço será utilizado por alunos, professores e a comunidade. Sem dúvida alguma fará uma grande diferença na vida dessas pessoas. O espaço é amplo, bonito e bem localizado”, declarou. 

A secretaria de Educação fará a aquisição de equipamentos esportivos, o cercamento da área e mobiliará a cozinha. De acordo com a secretária Jaqueline, o espaço será muito bem aproveitado pelas escolas da rede municipal. “Nossa intenção é proporcionar um espaço diferenciado e de aprendizagem para nossas crianças. Estamos muito felizes porque este é um projeto que deverá potencializar a educação na cidade”, disse. 

A secretaria de Saúde também será beneficiada com o novo espaço. Terapias alternativas como ioga, reiki, atividades físicas orientadas serão oferecidas em Pinheral. Para o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, o local é adequado para oferecer os serviços, além de capacitação e grupos de gestantes. “Sobreviver a doenças que requerem recuperação ou tratamentos demorados não é tarefa fácil. Este espaço vai servir como alternativa aos pacientes que precisam de uma atenção especial, além de garantir uma recuperação menos dolorosa”, afirmou. 

Ainda segundo Régis, treinamentos, capacitações e cursos para os profissionais de saúde também serão feitos no sítio. A revitalização do local iniciará nos próximos dias e será realizado pelas secretarias de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), e Obras e Infraestrutura (Seoi).