Início Especiais Santa Cruz vive transformação no trânsito

Santa Cruz vive transformação no trânsito

GŽrson Vargas e Telmo Kirst: amplas mudanas no tr‰nsito em desenvolvimento

Nelson Treglia
[email protected]

O trânsito é um dos setores que geram maior interesse aos moradores do município. E, nesse sentido, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul procura criar as melhores condições de mobilidade urbana para a comunidade. Diante da grande quantidade de veículos que circulam pela cidade e pelo interior, a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos trabalha para facilitar o fluxo no trânsito. Neste trabalho executado pela Secretaria, são considerados os motoristas, os pedestres, os usuários do transporte coletivo e os usuários de meios alternativos, como é o caso das ciclovias.
Já no primeiro mandato do prefeito Telmo Kirst, entre 2013 e 2016, uma série de transformações foram realizadas no trânsito com o intuito de atender a forte demanda da comunidade nesse setor. Neste segundo mandato do prefeito, que iniciou em janeiro de 2017, a ideia é continuar essas transformações, conforme assinala o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas. Atualmente, segundo Vargas, uma das grandes prioridades do governo municipal é o Plano de Mobilidade Urbana, que está em execução e pretende incrementar a qualificação da mobilidade e do trânsito em Santa Cruz.
Em termos gerais, Vargas acredita que a comunidade está recebendo as mudanças de forma positiva. “A comunidade está gostando. No primeiro mandato do prefeito, as mudanças já começaram, e nós estamos continuando esse trabalho”, define o secretário. Gérson Vargas revela que o prefeito tem cobrado uma qualificação cada vez maior das paradas de ônibus. “É o nosso principal foco atualmente”, frisa. “A ideia é ter paradas onde as pessoas possam ficar bem acomodadas. É uma cobrança do prefeito”, reforça Vargas.
O secretário lembra que o prefeito “teve a coragem” de assumir o trecho santa-cruzense da BR-471. Uma das obras mais importantes nessa extensão da rodovia foi a mudança no antigo trevo do Bom Jesus, que foi transformado em uma rotatória. Antes da obra, “muita gente perdeu a vida no trevo”, recorda Gérson Vargas. No local, aconteciam muitos acidentes, até que a Prefeitura realizou a obra, modificando a realidade difícil que existia até então.
A expectativa é alcançar o mesmo objetivo com a obra no trevo da empresa Philip Morris, que está em andamento, no Distrito Industrial. As intervenções estão transformando o trevo em uma rotatória. Nesse local, também aconteciam acidentes com vítimas fatais. “É uma obra que a Prefeitura, pensando nos moradores de Santa Cruz, resolveu assumir”, ressalta Vargas. Em fevereiro de 2018, o prefeito Telmo Kirst lamentou que a obra tivesse que ser executada com recursos da Prefeitura. De acordo com o prefeito, os recursos poderiam ser destinados para outras áreas. “Mais uma vez nosso governo é chamado a fazer intervenções que não precisariam estar sendo feitas pela Prefeitura, mas o faz porque é um governo responsável”, disse Telmo, em fevereiro. 
Outra conquista para o trânsito de Santa Cruz, segundo Vargas, foi a construção do viaduto no antigo Trevo do Fritz e Frida. “Excelente, resolveu os problemas que existiam no local”, comemora o secretário.
Nesse contexto de mudanças no trânsito, “as ciclovias ajudam”, realça Gérson Vargas. “O prefeito cobra muito em relação às ciclovias. O projeto das ciclovias continua”, garante. Neste assunto em particular, o destaque é a ciclovia na Rua Barão do Arroio Grande, localizada no Bairro Arroio Grande, que passou por uma revitalização em 2018.
Vargas também ressalta que as intervenções e obras são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, comandada por Leandro Kroth.
No interior, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos recuperou paradas de ônibus e trabalhou na iluminação pública, e também na colocação de placas que orientam sobre as localidades e as pontes, “para dar mais segurança”, assegura Gérson Vargas.
Outros destaques são a sinaleira inteligente na esquina das ruas Galvão Costa e Gaspar Silveira Martins (estádio dos Plátanos/Posto do Galo), e a colocação de mão única em diferentes ruas.
Assim como ocorreu com o trecho da BR-471, a Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, em Linha Santa Cruz, foi municipalizada, desde o viaduto Fritz e Frida, até o trevo que leva aos distritos de Boa Vista e Monte Alverne. Nessa avenida, já estão sendo feitas melhorias, como é o caso da iluminação, que está recebendo lâmpadas led. Mudança semelhante já foi feita no Acesso Grasel.