
Foto: Évelin Nyland/Prefeitura de Santa Cruz
A comunidade de Linha Pinheiral passa a contar com atendimento odontológico sem precisar se deslocar até o centro de Santa Cruz do Sul. Na manhã de ontem, foi inaugurado um consultório clínico odontológico na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Pinheiral, em ato que reuniu autoridades municipais, lideranças locais e moradores.
A presidente do Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin), Suzana Wolf, destacou a conquista. “Muito obrigado por esta obra se tornar uma realidade na nossa localidade. Com certeza fará toda a diferença. Vamos continuar trabalhando juntos, prefeito, para melhorar cada vez mais a nossa comunidade”, declarou.
O prefeito Sérgio Moraes (PL) lembrou que foi em sua gestão, nos anos 1990, que o posto de saúde da localidade foi instalado e ressaltou que as conquistas recentes são resultado da economia feita pela Administração e do apoio de emendas parlamentares. “Quero agradecer os servidores da Prefeitura, que nos ajudaram a cruzar por este ano, que foi difícil. Mas, diferente de alguns municípios, Santa Cruz fechará o ano com as contas pagas junto aos fornecedores e as obrigações com o funcionalismo em dia. Isso não é uma virtude nossa, mas uma obrigação, de pouparmos o dinheiro que é da comunidade”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, natural de Pinheiral, destacou o simbolismo da obra. “Eu nasci nesta comunidade e é muito simbólico eu estar aqui hoje. Temos um orgulho enorme desta localidade e nada mais significativo a gente trazer algo a mais. Agradeço ao trabalho realizado por toda nossa equipe da secretaria”, enfatizou. “Temos muito a comemorar porque, apesar de todas as dificuldades, estamos tocando em frente e levando coisas boas para nossa população. E, graças à sua orientação, prefeito, conseguimos reduzir o montante de R$ 40 mil em aluguéis neste ano.”
O novo consultório odontológico oferece serviços de profilaxia dental, raspagem, restaurações, extrações, aplicação de flúor e ações educativas em saúde bucal. A estimativa é que cerca de 2,5 mil pessoas sejam beneficiadas, ampliando o acesso da comunidade a cuidados essenciais e fortalecendo a rede de saúde municipal.














