Início Colunas Seleção de estrangeiros do Inter

Seleção de estrangeiros do Inter

O meia D’Alessandro foi campeão da Libertadores em 2010 – Ricardo Duarte

Alguns anos atrás, escrevi no ‘Riovale Jornal’ sobre as seleções da dupla Gre-Nal. Ou seja, a ideia era escalar quem, na minha opinião e baseado na visão de comentaristas mais antigos, poderia integrar uma seleção de todos os tempos do Grêmio e do Inter.

Agora, nesta coluna, a ideia é fazer uma seleção de jogadores estrangeiros do Tricolor e do Colorado. Hoje faremos a seleção do Internacional. Não foram poucos os jogadores nascidos fora do País que se destacaram pelo clube.

Na posição de goleiro, estabeleci uma dúvida entre dois jogadores paraguaios: Benítez, campeão brasileiro em 1979, e Fernández, campeão da Copa do Brasil em 1992. Sinceramente, não consegui escolher entre nenhum dos dois.

Nas laterais, resolvi improvisar dois jogadores de meio-campo. Na direita, a presença do paraguaio Enciso, que conquistou um título gaúcho (1997) atuando nessa posição. Pelo lado esquerdo, Guiñazú, multivencedor de campeonatos pelo Inter, entre eles a Copa Sul-Americana (2008) e a Copa Libertadores (2010).

A improvisação de Guiñazú na lateral-esquerda é um pouco forçada, mas tem um certo sentido, pois o argentino é canhoto e, ao ser volante, cobria o avanço do lateral.

A dupla de zaga escolhida é óbvia, mas acredito que certeira: o chileno Figueroa, bicampeão brasileiro em 1975/1976, e o paraguaio Gamarra, campeão gaúcho em 1997. Figueroa e Gamarra foram dois grandes craques da América do Sul.

No meio-campo, optei por colocar quatro jogadores, um volante (o chileno Aránguiz) e três meias: os uruguaios Julio Pérez e Rubén Paz, e o argentino D’Alessandro.

Aránguiz foi destaque da década de 2010, com a conquista de títulos gaúchos. Julio Pérez foi campeão mundial pela Seleção Uruguaia em 1950 e, alguns anos depois, teve uma passagem pelo Inter. Rubén Paz jogou pelo clube nos anos 80 e, assim como Aránguiz, venceu campeonatos estaduais. D’Alessandro, um dos maiores ídolos colorados, foi campeão da Sul-Americana (2008) e Libertadores (2010), entre outras conquistas.

No ataque, colocamos dois jogadores: o argentino Villalba e o colombiano Rentería. O primeiro foi destaque do Inter nos anos 40, vencendo estaduais, e Rentería teve como grande conquista a Libertadores de 2006.

O time fica assim: Benítez (Fernández); Enciso, Figueroa, Gamarra e Guiñazú; Aránguiz, Julio Pérez, Rubén Paz e D’Alessandro; Villalba e Rentería. Para comandar a equipe, o técnico argentino Carlos Martín Volante, que treinou o Inter na década de 1940.