Início Especiais SERÁ QUE O PLANETA PEDE SOCORRO??!!

SERÁ QUE O PLANETA PEDE SOCORRO??!!

A natureza é tão equilibrada que consegue reorganizar e reaproveitar todo o resíduo que ela e seus seres vivos produzem, com exceção dos resíduos produzidos pelos seres humanos, pois são gerados em um ritmo tão acelerado, que ocasiona um grande desequilíbrio, considerando que a capacidade de regeneração do meio é mais lenta do que a produção de resíduos. Causando um impacto ambiental enorme, uma vez que os humanos alteram a todo o tempo o ambiente em que vivem e, na maioria das vezes não se preocupam com os resultados disto.

É inacreditável que mesmo sabendo das reais consequências, os seres humanos ainda causam danos terríveis ao meio ambiente, afetando diretamente a qualidade da vida dos próprios seres humanos que habitam o planeta Terra.

É de extrema importância que a sociedade se reorganize para continuar crescendo economicamente, portanto se preocupe em garantir a preservação do meio ambiente. Contudo isso só será possível se tiver um equilíbrio entre eles, principalmente quando se trata de manter a qualidade de vida, utilização dos recursos naturais e a reutilização de resíduos. É preciso uma mudança de hábitos urgente!!!!

As preocupações com as questões ambientais certamente não têm uma única causa e solução, é preciso um processo de educação ambiental bem consciente e com propostas que possam alterar os hábitos e visões da sociedade, para que seja eficaz.

Nesse contexto, devemos ficar atentos a pequenas ações que podem ser simples e se tornar hábitos, iniciando em casa como por exemplo a separação do lixo e reaproveitamento dos materiais. Diversas embalagens podem ser reutilizadas, quando encontramos refil para reabastece-las. Podemos também socializar vidros de conservas e caixas de produtos alimentícios junto aos feirantes do bairro, reaproveitando os resíduos limpos e não gerando mais lixo. Podemos e devemos também utilizar as sacolas retornáveis diariamente para qualquer compra, sendo no mercado, padaria ou lojas de qualquer outra natureza.

Quando se trata de resíduos orgânicos, uma solução simples e muito eficaz é a compostagem doméstica, também conhecida como minhocário. Compostagem doméstica é o ato de “RECICLAR” os resíduos orgânicos dentro do nosso próprio lar, transformando-os em um composto muito rico em nutrientes. Os exemplos mais comuns desses resíduos costumam ser restos de frutas, legumes e verduras, mas além destes você ainda pode compostar cascas, grãos e sementes em geral, borra e o filtro do café e até mesmo o saquinho do chá. São muitas possibilidades!

Como fazer compostagem? Essa é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos em adquirir um composteira doméstica. Tire suas dúvidas sobre o processo da compostagem e veja como é simples usar uma composteira doméstica.

Entre em contato com a equipe da Ecosar se quiser adquirir o seu kit conforme foto! – Divulgação

Compostagem em casa:

1 Passo: Escolha do local adequado: a composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.

2 Passo: Faça uma “cama” de composto orgânico para as minhocas em um cantinho da CAIXA 1. Acomode as minhocas no monte e cubra com folhas secas. Misture os resíduos recém colocados com matéria vegetal seca e cubra-os completamente. Isso garantirá processo de decomposição eficiente e livre de odores e moscas. Para que as minhocas “trabalhem” mais ligeiro, coloque os alimentos picados.

3 Passo: Quando a caixa digestora de cima (CAIXA 1) encher, faça a troca de posição com a caixa do meio (CAIXA 2). A caixa do meio, que acaba de subir, receberá os novos resíduos orgânicos. As minhocas subirão naturalmente em busca de alimento. Para acelerar o processo é possível transferir uma parte das minhocas para cima. No momento da troca, esvazie e lave a caixa coletora (CAIXA 3). Veja a dica de remoção e uso a seguir. É possível que esta (CAIXA 3) precise ser esvaziada em maior frequência do que é feita a troca das CAIXAS 1 e 2.
Dependendo da quantidade de resíduo orgânico colocado na caixa é possível que seja completada em aproximadamente 60 dias. Nesse período as minhocas processarão os resíduos orgânicos da caixa do meio transformando-os em húmus.

4 Passo: Quando a caixa de cima encher novamente, será o momento de trocá-la de lugar com a caixa do meio, e o adubo (húmus) desta deverá ser retirado para abrir espaço para os novos resíduos orgânicos que serão inseridos na composteira. Havendo ainda alimento nas caixas, as minhocas sobrevivem por até 3 meses sem novas introduções de alimentos. Neste caso, não há motivo de preocupação em caso de viagens.

5 Passo: Removendo os Compostos
Líquido = Biofertilizante: o líquido que escoará na CAIXA 3 deve ser retirado com frequência, para evitar excesso de umidade e odores. Ele pode ser armazenado em garrafas pet. Recomendamos que não guarde-o por mais de 3 semanas.
Sólido = Húmus: é interessante que na retirada do húmus, coloque a caixa, da qual este será retirado, exposta ao sol para que as minhocas mergulhem no composto. Assim você evitará tirá-las junto com a “terra”.

Como usar os compostos gerados pela composteira doméstica?

Líquido = Biofertilizante – O chorume deve ser diluído em água na proporção 1/10 e pulverizado ou regado nas plantas como biofertilizante. Pode também ser borrifado nas folhas das plantas.
Sólido = Húmus – O húmus pode ser usado tanto para adubar as plantas e como para enriquecer solos e revitalizar vasos. Na adubação devem ser feitos furos no solo próximos ao pé da planta, e introduzido uma porção do composto. Isso garantirá um solo rico e fértil.

O que eu preciso pra iniciar?

  • 2 caixas digestoras
  • 1 caixa coletora
  • 1 torneira
  • 1 tampa
  • minhocas Californianas
  • pacote de Composto Orgânico (cama para as minhocas)
Cisterna você encontra na Ecosar – Divulgação

Cisterna

Quando se trata de aproveitamento de água da chuva, podemos dar uma dica de solução simples e muito eficaz é Cisterna. Quem disse que um dia chuvoso não pode ser bem aproveitado? Com o uso de cisternas pode sim.

As Cisterna Verticais com Kit reuso de Água são reservatórios de água para captação e armazenamento de água da chuva e também água potável. Compacta e de Fácil de Instalação. Totalmente Vedada, com Proteção Antimicrobiana e UV14 podendo ser configurada na versão com Smart Filtro ou ainda na versão água potável que possui extra proteção antimicrobiana e aditivo UV14. Um reservatório de água atóxico e 100% reciclável. Resistente e de longa vida útil. Imune a agentes climáticos e variações de temperatura de -35º a + 50º. Com garantia de 10 anos. Esse produto está disponível nas capacidades de 150 L, 600 L, 750 L e 1000 L.

Madeira Plástica

A Madeira Plástica é um produto que pode ser considerado um exemplo de reciclagem de resíduos e 100% ecológico – Divulgação

Ainda devemos considerar que o ser humano vem afetando de tal forma o meio ambiente que está interferindo diretamente no processo de renovação natural, que sem a interferência da humanidade seria um ciclo dinâmico e muito eficaz.

Outro produto que pode ser considerado um exemplo de reciclagem de resíduos e 100% ecológico é a Madeira Plástica, também conhecida por madeira ecológica. É um material semelhante à madeira, que é fabricado a partir da reciclagem de vários tipos de plásticos, que são processados e pigmentados para chegar a um novo material, sólido com o uso idêntico aos da madeira, podendo ser pregada, parafusada, rebitada ou colada. A madeira plástica é feita com 100% de material reciclado, assim quem opta por esse produto está ajudando a retirar os resíduos plásticos da natureza de forma consciente e sustentável.

A InBrasil, fabricante deste produto, desenvolveu um processo de reciclagem onde recolhe os resíduos industriais de empresas parceiras, processa com a tecnologia desenvolvida pela sua equipe técnica e assim reaproveita verdadeiramente os resíduos, produzindo a madeira ecológica. Não permitindo que esses resíduos sejam destinados aos aterros e lixões. Os perfis são revestidos por uma camada de plástico de composição adequada, por meio de corantes e protetores anti-UV que aumentam a durabilidade do produto. Não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada e ainda evita o desmatamento e não contamina o solo nem as águas subterrâneas.

A Madeira ecológica não é WPC. Não utiliza madeira, casca de arroz, nem contém plásticos nobres no processo de fabricação. Esta inovação transforma rejeito em produto. Pode ser utilizada em decks, pergolados, bancos, lixeiras, moerões para cercados em geral, pisos, dentre muitas outras aplicações!!

Outro grande benefício do produto é ser livre de manutenção e pinturas, pois o material já pode ser comprado na cor desejada (Itaúba, Ipê, Nogueira, Branco Carrara, Cinza Concreto e Areia).

A constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente responsáveis. Com este propósito, cresce o uso e a aplicabilidade de madeira plástica, pois além de ecologicamente correto e muito mais sustentável, é também uma decisão de cunho econômico e financeiro.

Sempre lembrando que antes do desenvolvimento desta tecnologia, toda essa matéria era depositada em aterros sanitários ou descartada de forma irregular no meio ambiente.

Em Santa Cruz do Sul todos esses produtos são encontrados na Ecosar, que também é representante da fábrica nas regiões dos Vales.

A Ecosar atua no mercado desde 2013 comercializando produtos ecologicamente corretos e serviços na área ambiental, buscando a excelência em atendimento personalizado aos clientes, sempre com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pela interferência humana ao meio ambiente.

Esse é o conceito da nova loja da Ecosar, em modelo showroom com uma estrutura de contêiner, localizada na rua São José, no bairro Avenida, contando com espaço de apresentação de produtos, escritório e uma área aberta que demonstra de perto seu objetivo quando se fala de sustentabilidade. Visitando a loja poderá ver ao vivo a funcionalidade dos produtos, que estão em uso e fazendo o seu papel na vida real.

Entre os produtos mais vendidos na loja de Santa Cruz do Sul estão bancos de jardim, decks e pergolado feitos de madeira plástica. Além disso, cisterna verticais para reaproveitamento de água da chuva, composteira doméstica, MDPur e vasos autoirrigáveis e iluminados, também podem ser encontrados na Ecosar. Por Cássia Andrada de Paula – educadora ambiental da Ecosar