LUANA CIECELSKI
[email protected]

A Associação Amigos do Cinema que realiza sessões todas as terças-feiras em Santa Cruz do Sul, fará uma edição extra e especial para a comunidade nesses sábado, 2 de setembro. O grupo exibirá o filme Teorema de Pier Paolo Pasolini e em seguida proporcionará um debate com o editor da Revista de Cinema Teorema, Marcus Mello.
O filme Teorema foi lançado em 1968, na Itália, e tem 98 minutos de duração. Ele traz a história de uma rica família burguesa que passa por um processo de transformação depois que um homem misterioso (Terence Stamp) os visita. A passagem do visitante é rápida, mas deixa muitas marcas. Ele começa por seduzi-los e dessa forma convencê-los da futilidade da existência.
Não demora, porém, para que ele se vá, e então todos os membras da família passam a ter comportamentos diferentes daqueles que tinham até então: a mãe se entrega à sua sexualidade, a empregada passa a levitar, o filho pinta quadros que suja com fezes, a filha se torna uma catatônica e o pai – até então um rico empresário -, abandona sua fábrica, se desnuda em plena estação ferroviária de Milão e desaparece no deserto.
Com esse enredo, o filme proporciona uma série de reflexões. Há críticos que apontam, por exemplo, que cada familiar representa algo, um sentimento, um estilo de vida. Há também aqueles que julgam esses personagens por suas buscas, apontando o vazio de suas que fica em suas vida depois da passagem do visitante. Só poderá entrar nessa discussão, porém, que assistir ao filme.
A exibição acontecerá na sede do Sindibancários a partir das 19 horas desse sábado. O evento é aberto à toda a comunidade e a entrada gratuita.














