Os espaços de recreação da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Bairro Country, estiveram ainda mais alegres e coloridos nesta quarta-feira, 11, com a animação das mais de 350 pessoas que participaram dos Jogos de Integração de Saúde Mental realizados no local. A atividade fez parte da programação do Setembro Amarelo — campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio — e ofereceu, além de diversas práticas esportivas, feiras de saúde, oficinas terapêuticas, ateliê de artes, rodas de conversa e até karaokê.
O ponto alto do evento foi a gincana cultural, na qual os participantes foram divididos em cinco equipes, cada uma inspirada em uma das emoções — raiva, ansiedade, tristeza, alegria e medo — representadas pelos personagens do filme Divertida Mente, sucesso recente de bilheteria. A ideia partiu do oficineiro de cultura do Município Ricardo Pauli Lautert, que contagiou os participantes com o seu entusiasmo e colocou todo mundo para brincar e dançar. “Apesar desta onda de calor, o pessoal curtiu muito a ideia. Foram atividades leves, sem barreiras nem imposições, tanto para os profissionais quanto para os participantes dos grupos”, comentou Ricardo.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do Município, Tais Giordani Pereira, o objetivo é estimular a valorização da vida por meio da conexão entre pessoas em um ambiente de alegria. “Queremos incentivar a circulação de todos pelos diferentes territórios, para que se sintam parte, sintam pertencimento. Pois percebemos que, muitas vezes, nossos pacientes não se sentem no direito de acessar certos lugares. Aqui, vemos pessoas à vontade jogando bola com seus psicólogos e psiquiatras, por exemplo. Isso é saúde mental”, explicou. Para garantir o deslocamento dos participantes, o Município providenciou sete ônibus para o transporte tanto na cidade quanto no interior. “Um evento de grande magnitude que só foi possível graças ao apoio de diversas entidades, às quais somos muito gratos”, destacou Taís.
Público diversificado
Os jogos reuniram profissionais e usuários de diversos serviços ligados às unidades de saúde e aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município. Promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde, tiveram apoio de entidades como Emater, Unisc, Hospital Ana Nery, Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Santa Cruz, PET-Saúde, AABB e outras secretarias municipais. Tradicionalmente realizado desde 2001 para pacientes atendidos na área da saúde mental, este ano o evento foi aberto a todos os grupos de saúde vinculados ao Município, atraindo um público maior e mais diversificado, composto por crianças, adultos e idosos.
Entre os presentes, estavam integrantes do grupo de ginástica do Centro de Referência aos Idosos (CRI) do Município, como as amigas Guiomar Rodrigues e Isabel Cristina Goldschmidt, que ficaram muito felizes com o convite para participar pela primeira vez dos Jogos de Integração de Saúde Mental. “Ótima organização, integração muito boa; conhecemos pessoas com quem não tínhamos tido contato antes. Gostamos muito”, disseram.
A mesma opinião foi compartilhada por Maria Angélica da Veiga Aretz e seus dois filhos. Eles não conheciam a AABB e ficaram encantados com o ambiente e as dinâmicas propostas. “Jogamos bola, brincamos, fizemos grito de guerra”, contou Pedro, que recebe atendimento no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Capsia) e participou acompanhado do irmão Leandro.
O secretário municipal da Saúde, Daniel Cruz, parabenizou as equipes pelo envolvimento conjunto e destacou a grande relevância da iniciativa: “Fico muito alegre com tudo que foi organizado pelas equipes. Estas ações são de fundamental importância para a saúde e o bem-estar da nossa comunidade – pautas que são prioridade para a Prefeitura – e estão a cada ano mais bonitas, abrangendo um público maior”, destacou.
Caminhadas pela Vida
Na programação alusiva ao Setembro Amarelo, ainda estão previstas outras duas atividades para este mês. Uma caminhada pela Rua Marechal Floriano Peixoto no dia 17, às 15h, saindo da Praça Getúlio Vargas em direção à Praça da Bandeira, que está sendo organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II). E, ainda, outra caminhada no dia 26, promovida pelo Comitê de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. Toda a comunidade santa-cruzense está sendo convidada a participar.