Início Economia Sinduscon-RS divulga desempenho da construção civil

Sinduscon-RS divulga desempenho da construção civil

Sara Rohde
[email protected]

Com o objetivo de divulgar o desempenho sobre o mercado da construção civil e apresentar as expectativas para os próximos anos, o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), realizou na manhã da última quarta-feira, 11, um encontro com a imprensa, representantes de empresas vinculadas ao setor e entidades locais. Na ocasião também foi apresentado o planejamento do Escritório Regional Vale do Rio Pardo para 2020 e 2021.
Em sua fala o vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, Astor Grüner, foi positivo quanto ao crescimento do setor para o próximo ano. “A nossa economia vem crescendo tanto a nível nacional como estadual e principalmente em Santa Cruz do Sul, pois alguns números apresentados mostram que o ano de 2020 vai ser positivo e estamos apostando muito nisso”. Segundo Grüner a construção civil é fonte geradora de muitos empregos e a perspectiva do setor se dá pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em 4% na construção civil. “Isso mostra que o setor vem alavancando a economia, motivo que nos deixa muito otimistas”. Para se ter uma ideia até novembro deste ano em Santa Cruz do Sul houve bom desempenho na área, já que o volume sobre os Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) ultrapassou R$ 10,2 milhões, superando os números do ano passado, que ficaram em R$ 9,7 milhões.
A expectativa no avanço da desburocratização de todo o processo da construção também está entre as metas, desde o encaminhamento da documentação até a vistoria das obras, o que em todo o país é burocrático. Segundo Grüner o período para iniciar um projeto e começar uma obra demora muito tempo, há muitas normas regulamentadoras, “por exemplo, só em NR 18 da construção civil são 1.800 artigos que a gente precisa cuidar em uma obra. Também para aprovar um projeto, as licenças que precisam ser feitas, queremos algo mais razoável”, ressaltou. O sindicato tem o objetivo de reduzir o código de obras para que as construções fiquem mais criativas, para que a Prefeitura não precise ficar cuidando de detalhes pequenos que trancam não só o trabalho do setor, mas também o de entes públicos. 
O Sinduscon-RS atua em todos os níveis, tanto nacional, estadual como municipal, mas, tem um trabalho muito grande a nível do Rio Grande do Sul. O sindicato frisou ainda que apoia as reformas estruturantes do estado e também as reformas tributárias, políticas e administrativas do país. 
O Escritório Regional atua mais localmente, junto a Prefeitura, com um trabalho relacionado ao código de obras, plano diretor, código tributário e entidades como Registro de Imóveis e Cartórios.
E novidades vêm por aí, destacou Grüner. Entre elas um evento que deve alavancar ainda mais a economia do setor, o Obras Abertas. “Junto com a sociedade das empresas imobiliárias fizemos um planejamento para o ano que vem e um dos eventos que está formatado tem o nome provisório de Obras Abertas”, destacou. O evento que será realizado em três datas do ano contará com ampla divulgação na mídia, “divulgaremos todos os produtos do mercado da construção civil e no fim de semana dos eventos, todas as imobiliárias, construtoras e obras participantes ficarão abertas para receber a população em geral para conhecer os produtos e comprar. O evento deve ser divulgado agora no início do ano”, frisou. 

Saiba mais:
Inaugurado em maio de 2012, o Escritório Regional Vale do Rio Pardo do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) tem o objetivo de mobilizar as empresas do setor e trabalhar para o fortalecimento da construção civil no município e região.
Atualmente, representa 14 empresas associadas: Bule Engenharia, Construtora Zagonel, Delta Projeto e Obra, Engepro Construções, Engesk Engenharia, Estacas Brasil, Glauche Engenharia, Juruena Engenharia, Ronaldo Schwantz Empreiteira, Rosacruz Incorporadora, RV Dick, Suhma Engenharia, Trio Engenharia e Vêneto Empreendimentos Imobiliários.
O Escritório Regional do Sinduscon-RS tem sua base de atuação nos municípios de Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.