
Além de diversas atitudes no dia a dia relacionadas ao uso consciente da água, da energia, promoção da acessibilidade, ou seja, na busca por ser mais sustentável, a Dental Exames está revendo processos internos para que estes possam ser aprimorados e assim minimizar os impactos ambientais. A partir desse esforço a Clínica de Radiologia já está obtendo resultados positivos.
Depois de meses de estudos e testes da dentista e diretora da Dental Exames, Luciana Sebastiany Mundstock, ela chegou a um novo modelo de embalagem mais econômico e sustentável. “Foram muitas horas dedicadas a estudar materiais, modelos e busca de fornecedores”, explica Luciana.
As caixas e pastas que armazenam os modelos ortodônticos e os exames dos pacientes, agora são de papel, ao invés de plástico, mais leve, compacta e fácil de reciclar. As novas embalagens agora são produzidas em Santa Cruz do Sul, o que diminuiu as despesas com transporte e o impacto ambiental, pois o material vinha de São Paulo, e ainda colabora com o desenvolvimento econômico do município.

Em outra frente, a Dental Exames incentiva que os dentistas acessem os exames dos pacientes pelo site da Clínica ou pelo iPhone e Smartphone (App iDoc), quando possível, pois isso agiliza o diagnóstico e reduz o uso de embalagens e custos para o paciente. Conforme Luciana, essa prática tem aumentado e segue com tendência de crescimento.
Dentro dessa perspectiva a Dental Exames não utiliza mais material de moldagem para confecção dos modelos ortodônticos. Agora os pacientes são escaneados com um escâner intraoral e os modelos, se necessário, são impressos a partir de impressoras 3D. Essa modernização zerou o uso e descarte de alginato e gesso, diminuindo o consumo de água e os resíduos biomédicos. “Estamos sempre atentos para inserir cada vez mais a sustentabilidade dentro do nosso negócio”, finaliza Luciana.














