Sara Rohde
[email protected]
Com o objetivo de proporcionar o Natal e o Ano Novo da periferia sem fome, o Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar Mãe Oxum realiza até o dia 21 de dezembro, a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados às famílias carentes do município. A iniciativa ocorre durante todo o ano, mas se intensifica nesta época.
Conforme o babalorixá Antônio de Ogum os alimentos serão doados aos bairros da zona sul do município como nos outros anos. “Se cada um fizer um pouquinho de doação eu garanto que vai ajudar muitas pessoas a terem um Natal e um Ano Novo com comida dentro de casa”, disse. Segundo Pai Antônio não existe religião para comer. “Precisamos ter bondade no coração e a partilha para com todos. Como eu sempre digo, não existe religião para comer, existem filhos de Deus que necessitam de um prato de comida e nós somos apenas a ponte para que pessoas possam se alimentar e alimentar seus filhos”.
As arrecadações do projeto que já dura cerca de 30 anos serão entregues a partir das 10 horas e até próximo este horário o templo estará recebendo donativos. “É tão triste para quem passa fome, para quem não tem o que colocar na mesa. Já passei por tantas dificuldades de fome, sede, moradia e roupa, por isso devemos fazer essas coisas pensando no próximo”.
A campanha segue até o dia 21, mas o Templo de Umbanda conta com uma banca de alimentos que funciona o ano todo. Além disso, realiza um projeto social de capoeira em que participam 25 crianças. A ação ocorre todos os sábados com café da manhã, almoço e as aulas. “Ajudamos essas crianças a saírem um pouco da vulnerabilidade”. A alimentação é feita através de doação de amigos e voluntários e quem tiver interesse em contribuir pode levar roupas, calçados, brinquedos e alimentos. O Templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar e Mãe Oxum fica localizado na Rua Cambará, 530, bairro Esmeralda. Para mais informações o telefone é (51) 3719 2414.














