Início Geral Templo recebe imagem de Oxóssi em tamanho natural

Templo recebe imagem de Oxóssi em tamanho natural

Foto: Lucas Martin
Imagem de Oxóssi é a sexta recebida pelo Templo

O Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum foi agraciado com mais uma imagem de orixá em tamanho natural, com cerca de 1,80 metro de altura. Pai Oxóssi estará representado junto com as de Pai Ogum, Mãe Yemanjá, Pai Oxalá, Mãe Oxum e Mãe Iansã na sede religiosa, localizada na Rua Cambará, 530, Bairro Jardim Esmeralda.


Segundo o diretor espiritual do Templo, babalorixá Pai Antônio de Ogum, a imagem é doação de uma pessoa que estava passando por problemas de ordem financeira. “Ela havia falado comigo há um tempo atrás. Conseguiu organizar sua vida e queria me agradecer. Perguntou o que poderia fazer para retribuir, sugeri a imagem do Pai Oxóssi e a recebi com grande alegria na sede do templo”, explica.


Na umbanda, Oxóssi ou Oxoce é o orixá da caça, das florestas, dos animais, da fartura e do sustento. Está nas refeições, pois é quem provê o alimento. É a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para capturar a caça. É um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas. É o caçador de axé, aquele que busca as coisas boas para um ilé, caça as boas influências e as energias positivas. Nas tradições da igreja católica é sincretizado com São Sebastião, sendo homenageado no dia 20 de janeiro.

Prece a Oxóssi


Meu glorioso São Sebastião, fostes mártir como Cristo, hoje vosso nome é venerado como um símbolo de amor. Fechado foi vosso corpo e amarradas, vossas mãos. Tens hoje no Astral, de Cristo aproximação. Dos filhos que vosso nome evoca, ainda és o protetor. Protejei-me toda a minha vida, o meu caminho e todo o lugar que eu andar. Com vossa luz eu me cubro, com vossa flecha me defendo de todo o mal e perigo e de meus inimigos visíveis e invisíveis. Saravá, São Sebastião! Saravá, Povo das Matas! Saravá, Oxóssi!