Início Geral Torneio de esgrima foi atração

Torneio de esgrima foi atração

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Disputa entre Calazans (dir.) e Domingues (esq.) na categoria Espada feminina

Santa Cruz do Sul recebeu no último sábado a terceira etapa do Torneio Gaúcho de Esgrima. Estiveram presentes 36 esgrimistas de Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves, além de grande público que prestigiou a realização das provas. O Torneio foi realizado no Pavilhão Central da Oktoberfest durante a 16ª Festa das Cucas. Foram disputadas provas de espada masculina e feminina. 

A esgrima existe em Santa Cruz há cerca de um ano quando Maurício Domingues entrou em contato com Tiago França, Mestre D’armas, que havia sido transferido de Belo Horizonte onde trabalhava para Santa Cruz do Sul. Juntos eles abriram a Esgrima Santa Cruz. Os treinos são realizados no prédio do Antigo Mauá, na rua Borges de Medeiros, e no momento contam com cerca de 15 atletas de todas as idades infantil, juvenil e adulto. Como alguns já estavam participando de campeonatos, os idealizadores, conseguiram trazer a fase do Torneio para a cidade dando visibilidade ao esporte. 

O que motivou Domingues na esgrima foi “a busca de um esporte que tenha raciocínio, tática, técnica e combate, que tenha emoção e ao mesmo tempo exercício físico”, explica. A esgrima, segundo Domingues, é um esporte completo porque trabalha o corpo e a mente tecnicamente, taticamente e com grande esforço físico pela posição e a velocidade dos combates. “A esgrima é um esporte fascinante e diferente do que falam é um esporte muito seguro, sem perigo algum”, salienta o técnico da Seleção Brasileira de Florete masculino e feminino e também do Grêmio Náutico União de Porto Alegre, Alexandre Teixeira. Segundo Teixeira a máscara protege o rosto e a própria lâmina das espadas não tem nada de pontiaguda. “É um esporte muito legal porque envolve estratégia, hoje mesmo aqui em Santa Cruz a menina que ganhou a espada é mais baixinha de todas que estavam competindo”, explica Teixeira.

Representando a Esgrima Santa Cruz no Torneio estiveram Victoria Pulla Domingues, na Espada feminina, Maurício Domingues e Valnei     Felten, na Espada masculina. Victoria conquistou a segunda colocação ficando atrás da campeã Nacional de Florete, Talia Calazans. Domingues ficou em 9º e Felten em 15º, na categoria masculino, que classificou os com as melhores notas entre todos os duelos. “Treino desde o início da Esgrima Santa Cruz e fui a primeira aluna junto com minha irmã, para os campeonatos treino normalmente três vezes por semana com aulas particulares que fechem com meus horários da faculdade”, conta Victoria. 

Preparação Seleção Brasileira de Esgrima

Técnico da seleção masculina e feminina deFlorete para as Olimpíadas, Alexandre Teixeira conta que cada um dos atletas treina em um local específico e que a ideia é reuni-los antes dos jogos, que iniciam no dia 5 de agosto. Teixeira acompanha seus atletas nas competições 

A seleção masculina é formada por quatro esgrimistas, Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União-RS), Henrique Marques (Pinheiros-SP), Ghislain Perrier (Pinheiros-SP) e Fernando Scavasin (Pinheiros-SP), eles treinam em São Paulo, Estados Unidos, Itália e França. A seleção feminina formada por duas atletas Taís Rochel, que treina na Itália e Bia Bulcão, que treina no Pinheiros de São Paulo e vai passar um período em Nova Iorque. 

 

A Esgrima
A Esgrima pode ser praticada em diversas vertentes, como a lúdica (para crianças), a artística e a esportiva. Em sua vertente esportiva, é dividida em três diferentes modalidades: espada, florete e sabre. É um esporte para todas as idades.
Cada modalidade possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte. A pista de esgrima possui 14 metros de comprimento e dois metros de largura; os pontos são indicados por duas lâmpadas que existem no aparelho marcador de toques, uma verde e outra vermelha, acendendo sempre do lado do atleta que realizou o toque, fazendo com que este receba um ponto.
Atualmente, as competições de esgrima são disputadas em duas fases: uma classificatória, onde os atletas são divididos em grupos e todos do grupo jogam entre si até um deles marcar cinco toques, no tempo máximo de três minutos; e uma eliminatória, que é disputada até quinze pontos, em três tempos de três minutos, com um minuto de repouso entre eles.
Fonte: Esgrima Santa Cruz