Início Geral Trabalhadores do tabaco aprovam 5,20% de reajuste

Trabalhadores do tabaco aprovam 5,20% de reajuste

Gualter Baptista Júnior – Nascimento MKT

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) e a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) concluíram o processo de negociação coletiva para os trabalhadores da indústria cuja data-base de reajuste é o mês de dezembro. A categoria aprovou 5,20% de repasse, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de dezembro de 2019 a novembro de 2020.

O presidente eleito do Stifa Gualter Baptista Júnior explica que a partir das assembleias ocorridas com trabalhadores da ATC, Premium e Universal Leaf, a categoria aceitou as propostas das empresas para a correção salarial para este ano. “O Stifa já finalizou a data-base de novembro, com as negociações concluídas com a BAT Brasil (ex-Souza Cruz) e JTI. Agora também concluímos a data-base de dezembro”, destaca.

O índice de correção usado – 5,20% – também foi aplicado em benefícios sociais como a cesta básica e outros proventos, que variam de acordo com cada empresa. O ano encerra para o sindicato com todos os reajustes negociados e aprovados. Isto porque a última empresa a aplicar o reajuste é a Philip Morris Brasil, cuja data-base é janeiro. Os trabalhadores aprovaram a negociação passada, que previa o reajuste automático para dois anos. “A negociação realizada no início do ano determina o repasse integral do INPC, mais 0,25% de ganho real. Agora esperamos apenas a divulgação do índice acumulado de janeiro a dezembro deste ano, que ainda não é conhecido, para apenas aplicar o reajuste destes trabalhadores”, exemplifica.

Apenas Rio do Sul fica pendente

Já a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) praticamente concluiu as negociações coletivas para o ano de 2020, com seus sindicatos filiados. Por meio da Fentifumo, os sindicatos de Uberlândia, em Minas Gerais, Rio Negro, no Paraná, Araranguá, em Santa Catarina e Santa Cruz do Sul (Stifa) já encerraram as negociações nas datas-bases de 2020.

Capitaneadas pela Fentifumo, as negociações com trabalhadores de Venâncio Aires também já foram concluídas, restando apenas os trabalhadores de Rio do Sul, em Santa Catarina, que ainda não realizaram as suas assembleias finais. “A data-base de dezembro ficará para o próximo ano, pois a assembleia geral dos trabalhadores, que tem data marcada para o próximo mês de janeiro”, destacou Gualter Baptista Júnior, que é presidente da Fentifumo.