
LUANA CIECELSKI
[email protected]
O feriado do Colono e Motorista é amanhã, mas no final de semana que passou, diversas comunidades já realizaram atividades comemorativas e em homenagem. Uma dessas comemorações foi a da Paróquia Ressurreição, localizada no bairro Universitário. A festa contou com uma missa, que foi realizada na manhã de domingo, seguida pela tradicional benção aos motoristas e um almoço.
Assim como em anos anteriores, a carreata, puxada por um ônibus da empresa Viação Santa Cruz que carregava a imagem de São Cristóvão, iniciou na Avenida Independência, seguindo para a Rua São José até a Senador Pinheiro Machado, voltando pela Rua Venâncio Aires até o Trevo do 2001 na Avenida Independência, onde ocorreu a benção.
É difícil calcular quantos veículos participaram, mas com certeza eram mais de mil vindos do interior e da cidade, sendo motoristas profissionais ou não, de empresas ou particulares. A fileira de veículos era tão grande que, enquanto os primeiros já estavam no cruzamento entre a Rua São José e a Oscar Jost, os últimos ainda esperavam parados na Avenida Independência, nas proximidades da garagem da empresa Stadtbus.
Essa foi a 30ª edição da carreata e benção aos motoristas e para o padre Astôr Backes, esses são momentos anuais de agradecimento, especialmente para aqueles que são profissionais e vivem de levar produtos de um local a outro abastecendo mercados, farmácias, lojas, postos de combustível, etc.
Já a comunidade da paróquia Santo Antônio realizou sua festa na tarde de sábado, dia 21, iniciando com uma missa festiva e seguindo também com uma procissão de carros e benção aos motoristas.














