Guilherme Athayde
[email protected]
Um avião com 500 Kg de cocaína foi detido pela Força Aérea Brasileira (FAB) neste domingo, 25. A aeronave tinha como destino o município de Santo Antonio Leverger, no Mato Grosso, mas foi interceptada no Estado de Goiás.
Segundo a FAB, o avião bimotor interceptado havia partido da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT), que pertence à família no ministro da Agricultura do governo Temer, Blairo Maggi. O piloto foi obrigado a pousar e inicialmente recusou a ordem da Força Aérea, mas acabou interrompendo o voo no município de Jussara, em Goiás, após receber um tiro de advertência.

A empresa da família do ministro Blairo Maggi divulgou nota afirmando que “não tem qualquer ligação com a aeronave”, e que nenhuma autorização de voo foi dada à aeronave detida com entorpecente.
Apesar de ter mantido contato com o piloto pelo rádio, o condutor do avião fugiu ao pousar. A FAB informou que a investigação ainda deverá apurar o local de onde o avião realmente partiu. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o veículo apreendido está em nome de Jeison Moreira Souza.
A ação fez parte da Operação Ostium, realizada em conjunto pela FAB e Polícia Federal, para coibir o tráfico de drogas nas regiões de fronteira do Brasil com países vizinhos.














