Início Geral TV Digital chega aos lares santa-cruzenses

TV Digital chega aos lares santa-cruzenses

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

RBS TV Santa Cruz inaugurou novo sinal no último dia 12 de dezembro

A televisão brasileira é reconhecidamente uma das melhores do mundo. Oferece à população, gratuitamente, a máxima qualidade em conteúdo audiovisual permitida pela tecnologia analógica. Presente em 91,4% dos domicílios, chegando a praticamente todos os municípios (99,84%), tornou-se um veículo de entretenimento, cultura e informação do país. Nesse Brasil de dimensões continentais, representa um forte instrumento de integração e fortalecimento de valores, conectando o cidadão com o país e o mundo.
No dia 2 de dezembro de 2007, a televisão brasileira deu o primeiro passo para uma nova era: a das Transmissões Terrestres Digitais. A nova tecnologia surge como a evolução da TV analógica, permitindo inúmeras novidades na forma de se fazer e assistir TV. Interatividade, imagem de alta definição e som límpido são apenas algumas das muitas vantagens que a TV digital pode oferecer.

TV DIGITAL LOCAL

Rolf Steinhaus

De acordo com Gelson Ferreira, todos os programas da Globo e RBS TV
que já estão em HD, são mandados em formato digital aos santa-cruzenses

Vinte e cinco anos após a chegada da RBS TV a Santa Cruz do Sul, em 1988, a emissora avança, agora levando o sinal digital com mais qualidade de som e imagem aos telespectadores do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo. Em Santa Cruz do Sul, uma cerimônia foi realizada para comemorar a inauguração do sinal digital da RBS TV local junto a clientes e autoridades. O aperto do botão, que marcou o início da transmissão digital na região, foi feito pelo diretor-geral de televisão do Grupo RBS, Antonio Tigre, e pelo prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. O momento histórico foi transmitido ao vivo pelo Jornal do Almoço local.
Com a inovação, os telespectadores poderão acompanhar toda a programação em alta definição, como explica a coordenadora de telejornalismo da RBS TV Santa Cruz, Alessandra Senna: “É importante ressaltar a possibilidade do telespectador receber um material com uma imagem de alta qualidade de graça, nada disso é pago ou cobrado. É a possibilidade de assistir uma programação com uma qualidade que só o DVD mesmo tem” destaca Alessandra.

Rolf Steinhaus

RBS TV Santa Cruz opera, desde o último dia 12 de dezembro, com o sinal digital

Segundo o supervisor técnico da RBS TV Santa Cruz do Sul, Gelson Ferreira, a programação local transmitida na RBS TV Santa Cruz ainda está em sinal SD (Standard Definition). “A transmissão local, como os telejornais Jornal do Almoço e o RBS Notícias ainda é SD, porém a transmissão dos programas da Globo e RBS TV Porto Alegre, que já estão em HD (High Definition) são mandados em formato digital aos santa-cruzenses. Temos hoje toda a transmissão, a partir da programação que a Globo nos manda e a RBS TV Porto Alegre, em digital” explica. O sistema local ainda não foi trocando em função de mão de obra, segundo o supervisor. “Estamos a cinco meses da Copa do Mundo. O sistema local ainda não foi trocado, pois não sabemos se vai ter viabilidade em função da mão de obra. Contratamos uma empresa japonesa que em função da Copa do Mundo está com grande demanda. A transição, que seria para o segundo semestre, pode atrasar devido a isso” ressalta Gelson.
A qualidade do som também muda com a chegada da TV Digital. Enquanto no padrão analógico o som é estéreo (transmitido por apenas dois canais), no digital o som passa a ser Surround 5.1, ou seja, a transmissão é dividida em cinco canais digitais mais um exclusivo para efeitos. A nova tecnologia digital permite a transmissão do sinal sem perda de qualidade, eliminando os ruídos e as interferências características do sistema analógico. O resultado é um som envolvente e qualidade de imagem só comparável ao que existe hoje no cinema. É a tecnologia chegando aos lares dos santa-cruzenses.