Suilan Conrado
[email protected]
Parece ficção. Mas em Santa Cruz do Sul, o Albergue Municipal dispõe de uma Biblioteca para os seus hóspedes.
Tudo começou no inverno deste ano . Era uma sexta-feira. Com uma caixa de donativos, chegaram 6 livros. A coordenadora do Albergue Silnara Noronha, conta que a princípio, não deu muita importância. “Pensei que ninguém se importaria com as obras”, relata.
Mas qual a surpresa de Silnara quando chegou a segunda-feira. “Não encontrei os exemplares. Descobri que eles haviam passado o fim de semana lendo.”
Foto: Rolf Steinhaus

Desde setembro, o Albergue Municipal de Santa Cruz, dispõe de uma biblioteca
Foi então que surgiu a ideia da biblioteca. Montada em uma sala logo na entrada do abrigo, o acervo que começou com meia dúzia de livros, já possui 3 mil obras a disposição dos abrigados e também da comunidade em geral.
“A biblioteca esta disponível para todos. Muitos moradores do bairro vêm aqui para retirar livros e quem trata dos empréstimos são os próprios albergados”, conta Silnara.
Foto: Divulgação

“As pessoas não imaginam como a leitura contribui para a recuperação dos moradores”
Idealizada nos dias chuvosos do inverno, a Biblioteca foi inaugurada na primavera. Com a ajuda dos voluntários do Albergue e da comunidade, a façanha concretizou-se.
Silnara revela ainda, que as pessoas não imaginam como a leitura contribui para a recuperação dos moradores do local, que mergulhados no mundo mágico da leitura, não pensam nas drogas, no álcool ou nas demais adversidades que os tenham colocado ali.
Leandro Xavier é um bom exemplo. O homem de 40 anos é ex usuário de drogas e esta no Albergue há 1 ano e 3 meses. Ele usa a leitura como uma aliada para não cair em tentação.
“É como um calmante. Leio e não penso bobagem”, revela Leandro, que recentemente tem tentado uma aproximação com suas filhas.
A jovem Raquel da Silva é outra que encontra na leitura, um refúgio. “Adoro ler romances épicos, medievais,”declara a garota de 19 anos, grávida de 8 meses, que vive com o marido no Albergue. “Mas é tudo separado, cada um dorme em um quarto, tem muito respeito entre todos aqui”, explica Raquel, que veio de Campo Bom para Santa Cruz recentemente.
Foto: Rolf Steinhaus

Graças a doações de voluntários e comunidade em geral, a biblioteca do Albergue possui acervo com 3 mil livros
Um Leão por Dia
Foto: Divulgação

‘Matar um leão por dia’, significa para os albergados sobreviver e não cair na tentação dos vícios novamente
A frase que estampa uma das paredes da biblioteca “Um Leão por Dia”, foi escolhida pelos moradores do Albergue.
Silnara esclarece que a frase é forte e tem tudo a ver com a situação dos albergados.
“Cada dia é uma luta, um leão que eles têm que matar para resistir e não voltar para as ruas e seus vícios”.
Se depender dos livros, a única ‘viagem’ que os moradores farão, será para o mundo das histórias extraordinárias.
O Albergue
O Albergue Municipal recebe desabrigados desde 1992, e atualmente trabalha com o Projeto Casa da Cidadania.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social o projeto oportuniza à albergagem tratamento para a ressocialização, capacitação de retorno à vida funcional, e também oferece emprego para quem demonstra resultados de recuperação.
O Albergue não tem restrições na primeira noite de atendimento, acolhe a todos e prioriza higiene e a ordem. Os albergados devem tomar banho assim que chegam e caso estejam embriagados são encaminhados ao posto de saúde. Para dormir a segunda noite, é necessário que o acolhido visite a assistente social para receber a autorização de estada de mais tempo para o tratamento.
A casa fica na rua São José n° 2381, Bairro Bom Jesus. O telefone é 51 3713-1942 doações de toda a espécie, são bem vindas sempre.














