
Sara Rohde
[email protected]
Iniciou na última terça-feira o mês de outubro e junto com ele as campanhas de conscientização alusivas ao Outubro Rosa, movimento que iniciou na década de 90. O mês especialmente dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, segue com atividades e ampla programação relacionadas ao cuidado com a saúde. Além da mama, recentemente o colo do útero também entrou na lista de prevenção.
Lembrar de fazer o exame é fundamental pois se a doença é diagnosticada no início, as chances de cura são maiores. O exame de prevenção é fundamental, mas com o autoexame já é possível identificar alguma anormalidade nos seios.
Em Santa Cruz do Sul a Prefeitura Municipal, o Hospital Ana Nery, o Hospital Santa Cruz, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), e a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT) estão com fortes campanhas de conscientização durante o mês.
A Prefeitura Municipal já iluminou o palacinho com as cores da campanha. A AAPOT intensificou o cuidado e a prevenção ao câncer de mama com campanhas de autoexame e mamografia. Já o Hospital Santa Cruz está com a venda de camisetas e botons do Outubro Rosa onde a renda dos materiais será toda revertida para exames gratuitos de mamografia. Os produtos estão disponíveis no Centro de Especialidades Médicas do HSC, Rua Marechal Deodoro, 855. Os valores são R$ 25,00 a camiseta e R$ 5,00 o boton. A quantidade é limitada, por isso garanta a sua e ajude na causa.
O Hospital Ana Nery também está engajado com as campanhas e está oferecendo gratuitamente exames preventivos de palpação da mama e orientações sobre prevenção, além do exame de colo de útero (papanicolau). Para participar é preciso levar o cartão SUS de Santa Cruz.
E com o objetivo de angariar recursos para a área da oncologia, o HAN lançou a campanha Pela Vida que consiste na venda de camisetas e conjuntos de joias folhadas a ouro. Para a Oktoberfest a casa terá um estande para vender esses produtos e trabalhar com a campanha. Ao longo do mês mais ações serão divulgadas.

Programação exames Hospital Ana Nery
Dia 16 em frente à UPA na Rua Carlos Swarowsky, das 13h30 às 17h. Agendamento pelo telefone (51) 3902-7303;
Dia 18 no Hospital Ana Nery, no Ambulatório de Oncologia, das 13h30 às 17h. Agendamento pelo telefone (51) 2106-4408;
Dia 22 no Laboratório do Ana Nery Centro, Rua Fernando Abott, 270, sala 1, das 13h30 às 17h. Agendamento pelo telefone (51) 2106-4408;
Dia 23 no Hospitalzinho, Rua João Rabuske, 12, das 13h30 às 17h. Agendamento pelo telefone (51) 3711-5371.
AAPECAN consciente
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Santa Cruz do Sul, sempre preocupada com a saúde e o bem-estar das pessoas, está com uma programação intensa de prevenção ao câncer de mama. A entidade inicia suas atividades no dia 8 de outubro com a reunião mensal e durante o mês haverá exposição de fotografias no Shopping Santa Cruz do dia 15 ao 21 e na Unisc de 22 ao dia 31.
Ainda durante a 35ª Oktoberfest a AAPECAN estará com estande com materiais informativos, camisetas e artesanatos para venda. Demais ações serão divulgadas na página do facebook da entidade.
Programação AAPECAN
Dia 8 – Reunião Mensal na AAPECAN, Rua Dorval Martins, 249;
Dia 8 – Ação Rosa em Cerro Branco;
Dia 11 – Ação com palestras em Barão do Triunfo;
Dia 17 – Palestra Rosa na Xalingo em Santa Cruz;
Dia 24 – Palestra Germani Alimentos em Santa Cruz;
Dia 31 – Mateada Rosa no Hospital Ana Nery.
PREFEITURA
Além do colorido do palacinho em alusão ao mês rosa, a Prefeitura Municipal programou diversas atividades de prevenção. Entre elas está a caminhada em Linha Santa Cruz, prevista para o dia 17, com a participação de profissionais de saúde, usuários e comunidade em geral.
No interior intensas ações também estão sendo preparadas e nas unidades de saúde do município a temática do câncer de mama, a importância dos exames preventivos e outros temas relacionados à saúde da mulher estarão sendo abordados nas salas de espera, nos horários de maior fluxo de pacientes.
Os agentes comunitários de saúde irão a campo realizar a busca ativa de mulheres para a realização da mamografia de rastreamento, a forma mais segura de diagnosticar a doença.














