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Um modo diferente de ver a moda

Alyne Motta – [email protected]

Com o intuito de disseminar a arte, as irmãs Jonéia Rutsatz e Alexandra Rutsatz, resolveram ousar e pôr um projeto antigo em prática. Junto com a jornalista Michelli Julich, criaram a Web Magazine, uma revista virtual, cujo objetivo é mobilizar artistas regionais para mostrar suas habilidades.
A revista mescla arte digital, artes cênicas, artes plásticas, artes visuais, cinema, música, literatura, decoração e é claro, a moda. O lançamento da primeira edição aconteceu no dia 10 de outubro no site www.webmagazine.art.br, mesmo endereço em que podem ser acessadas as outras duas edições posteriores.
Para as irmãs Neia e Alex, a revista é a viabilização de um sonho. “A moda vem em segundo lugar em rendimento, abaixo somente do futebol” afirma Jonéia. “Víamos a necessidade de Santa Cruz ver a moda de outra forma e com isso procuramos levar ao encontro das pessoas”, acrescenta Alexandra.
Tendo a fotografia como sua aliada, a Web Magazine baseia-se em editorial próprio, mostrando tendências e peças que são encontradas no município. Conforme as irmãs, o fato de ser digital visa abranger muita gente, no qual oferece informação e acessibilidade sem custo.
Até ir ao ar, o trabalho de produção da revista foi intenso. “Em torno de meio ano de projeto e uns quatro meses para fotografar e colocar o material no site”, comenta Alex. As irmãs ainda acrescentam o fato de a Web Magazine não possuir produtores envolvidos. “É um projeto totalmente pessoal”, acrescenta.
Desde o dia 10 de outubro, quando realmente foi ao ar, a revista foi só sucesso. “No segundo mês de lançamento cerca de 900 pessoas folhearam o material, que é diferente de entrar no site. E no que se refere a acessos, a Web Magazine teve mais de 4 mil por computador até agora”, explica Jonéia.
Com esses números, sucesso é a palavra chave para esta revista digital. “As pessoas estão aceitando o material que está sendo divulgado. Estamos muito satisfeitas com o resultado, pois é um mercado inovador no país e nosso projeto tem tudo para ir adiante”, explica Alexandra, enfocando o interesse das lojas em participar.
Mais do que simples fotografias ou dicas, a revista preza pelo seu conteúdo. Conforme Jonéia, existe uma preocupação em tudo que vai ao ar. “A produção do material é feita com qualidade, além de buscarmos um trabalho jornalístico e de produtores especializados, pois se trata de uma revista”, garante.
Para tanto, a jornalista Michelli Julich acompanha de perto todo material que será publicado. Visando um mercado de profissionais, a Web Magazine firmou parceria com o curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sendo uma opção para o estágio obrigatório.
“Além dos estudantes terem uma experiência real, nós da revista ganhamos qualidade no trabalho, pois os estagiários vêm com ideias novas e vontade de fazer, acrescentando muito para a Web Magazine”, explica Alex. “É uma troca de experiências que será perfeita”, complementa Jonéia.
A próxima edição da revista traz como tema verão. “Vamos unir as edições de janeiro e fevereiro, mas sem deixar de lado a qualidade. Serão duas em uma, mas com conteúdo para várias”, brinca Alexandra. Mais que moda, vai abordar assuntos como cultura, eco, música, entre outros assuntos.
Quem tiver interesse em ser patrocinador ou mesmo participar da revista, pode entrar em contato através do e-mail [email protected] ou ainda pelo facebook.com/webmagazine.

Divulgação

Edição de dezembro já pode ser conferida no site

Alyne Motta

As irmãs Jonéia e Alexandra Rutsatz, idealizadoras da Web Magazine