Início Especiais Um mundo de cores através das tintas

Um mundo de cores através das tintas

Chegamos ao final do ano e os preparativos para receber a família e os amigos são muitos. Diversos detalhes são realizados para deixar a casa ainda mais aconchegante, entre eles estão as reformas e as pinturas dos ambientes e da casa. Para atender os clientes a Casa de Tintas Afubra conta com toda a linha de tintas das marcas Sherwin Williams e Eucatex. “O cliente pode escolher a cor ideal para pintar a casa e os ambientes. São mais de duas mil cores de ambas as marcas. Contamos com simulador de ambientes no qual o cliente traz a foto e fazemos uma simulação de cor para a escolha da tonalidade ideal”, explica o coordenador do segmento de tintas da Afubra, Elígio Aloisio Simmianer.
Texturas rústicas das marcas Sherwin Williams e Eucatex também estão entre as novidades no ramo de tintas. “Atualmente está sendo procurada muito a cor neutra para  pintar as casas e o emprego de texturas para decorar determinado ambiente”, frisa Simmianer.
Artistas, designers e arquitetos usam as cores para causar situações na percepção humana. As cores podem se combinar para geração destes efeitos. Por exemplo, pode se conseguir, com correta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos percentagens de cores proporcionais e relacionadas.
Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. Na pintura, escultura, arquitetura, moda, cerâmica, artes gráficas, fotografia, cinema, espetáculo etc, ela é geradora de emoções e sensações. Através da teoria da cor, do uso de várias gamas cromáticas, da sua aplicação e experimentação práticas, irão ser ministrados conhecimentos que lhe permitirão descobrir e explorar por si mesmo o mundo extraordinário da harmonia das cores.

PSICOLOGIA DAS CORES

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados. Estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.
Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (na China), perigo, fogo, raiva, revolução;
Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
Amarela: velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza. Fonte: wikipedia

Fotos: Divulgação/RJ

Tendências em pinturas seguem tons neutros

Pinturas também seguem cores variadas, como exemplo tons em verde

Ana Souza

Na Casa de Tintas Afubra há uma gama de produtos na linha de tintas da Sherwin Williams e Eucatex

_____________________

Paletas de cores

A decoração é um mundo de cor, mas nem sempre é fácil escolher os tons com os quais queremos pintar e decorar a nossa casa: é necessário considerar gostos pessoais, o tipo de ambiente que se quer criar e até refletir sobre o significado de cada cor antes de decidir uma paleta final.
Monocromática: escolhe-se apenas uma cor, mas esta é utilizada em vários tons e intensidades distintas. Dependendo da cor escolhida, pode ou não produzir um efeito final menos interessante, mas que pode ser facilmente corrigido com o uso de peças decorativas ou de mobiliário contrastantes.
Harmoniosa: estas são as famílias de cores que encontramos situadas entre as cores primárias na roda das cores; sendo da mesma família, vão automaticamente funcionar bem uma vez aplicadas na decoração, principalmente se juntar tonalidades menos intensas com tonalidades mais vibrantes.
Primária: embora sendo as cores mais fortes e dominantes, se as utilizar com um fundo branco (ou outra cor neutra), conseguirá equilibrar toda a paleta.
Complementar: escolhem-se duas cores complementares (opostas) da roda; enquanto a cor fria é aplicada na maior parte da divisão, a cor quente é aplicada em doses menores, ou vice-versa. Para conseguir um contraste mais ou menos evidente, basta alterar o tom e a intensidade das respectivas cores.
Semi-complementar: escolhem-se três cores da roda, começando, por exemplo, pelo verde e a sua cor complementar, o vermelho/violeta. No entanto, em vez de ficar pela cor complementar (vermelho/violeta) escolhe-se antes duas cores harmoniosas, ou seja, uma de cada lado da cor complementar, brincando com a sua intensidade para conseguir mais ou menos interesse.
Fonte: http://eudecoro.com.br