Início Cultura Um sonho realizado em prol das causas humanitárias

Um sonho realizado em prol das causas humanitárias

Oglacir Rodrigues é o Palhaço Kico, que ao expressar o desejo de ter uma kombi nova, teve a vontade realizada pela ação ‘Sonho Vip’

Oglacir Rodrigues é frentista e coordenador do projeto Doutores Só Riso – Divulgação

Luciana Mandler
[email protected]

O projeto ‘Doutores Só Riso e Palhaço Kico e Trupe’ existe há 10 anos. São 10 anos levando alegria e espalhando sorrisos, principalmente para pessoas enfermas e que precisam um pouco mais de carinho e atenção.

Conhecidos na cidade, os palhaços, personagens e a trupe para lá de animados e divertidos, contagiam pela espontaneidade e também pela kombi colorida que os leva até os locais onde realizam suas apresentações. No entanto, o veículo utilizado para locomoção está bem velhinho. Mas foi no Clube Vip Ipiranga, através da ação ‘Sonho Vip’, que Oglacir Rodrigues, coordenador do projeto e frentista do posto de combustível RR Theisen – Ipiranga, encontrou uma possibilidade de realizar seu sonho: adquirir uma kombi nova.

“Sou coordenador de um projeto social chamado Doutores Só Riso e Palhaço Kico e Trupe, que visita hospitais e participa de atividades de humanização e educação. O meu sonho é ganhar uma kombi nova ou seminova para substituir a que temos que está usadinha. Sou José Oglacir, frentista do posto RR Theisen & Cia Ldta, e se for escolhido ficarei feliz e grato. Obrigado!”

Foi com esses dizeres que sua carta foi a escolhida entre as mais de seis mil recebidas na ação realizada pela Rede Ipiranga, que envolveu todo o Brasil durante o mês de dezembro do ano passado, na campanha realizada de Natal.

“Para nós foi uma surpresa, mas também foi uma resposta de oração. Sempre estávamos pedindo para Deus”, alegra-se. Se geralmente Oglacir, através do personagem Palhaço Kico faz com que muitas pessoas sorriem e se emocionem pelos seus gestos, desta vez foi Oglacir quem perdeu as palavras por ter sido tomado pela emoção de realizar seu sonho.

Segundo conta, foram 6.400 cartas com os mais variados pedidos. Teve pedido para a realização de casamento, casa nova, apartamento. Enfim, cada um colocou no papel aquele desejo que mais aguardava e esperava realizar. Mas foi Oglacir, com seu sonho coletivo que conquistou o coração daqueles que fizeram a seleção e escolha.

Um sonho que não é só seu. É de todos os integrantes do projeto, e mais, é daqueles que são agraciados com seu dom: de levar sorrisos e alegria para quem precisa. Palhaço Kico orgulha-se da sua trajetória. Além de atender os hospitais de Santa Cruz e algumas casas geriátricas, os Doutores Só Riso já percorreram longos caminhos. Além de ações realizadas em municípios vizinhos como Sinimbu, Vale do Sol, Candelária e Rio Pardo, o projeto trilhou por Santa Maria, Passo Fundo e Ijuí.

Agora, com a nova kombi, batizada de Mafaldinha, os Doutores Só Riso e Palhaço Kico e Trupe vão poder levar ainda mais alegria para aqueles que precisam. Neste momento, é claro, respeitando todas as medidas de segurança sanitária devido à Covid-19. E por sinal, a kombi não serve apenas para levar a trupe, ela também é um camarim ambulante. É nela que o grupo se maquia e se prepara para suas encenações e apresentações.

Mas as emoções não pararam por aí. Durante os dias 2 e 3 de fevereiro é que Oglacir recebeu a notícia de que havia sido o vencedor da ação ‘Sonho Vip’. Porém, somente após o lançamento em rede nacional, durante uma convenção da Rede Ipiranga, no dia 25 de fevereiro, é que pôde compartilhar a notícia e as informações.

Quando recebeu a notícia, no início do mês passado, Oglacir ainda teve a oportunidade de conhecer Babu Santana, participante do Big Brother Brasil de 2020. “Não cheguei a olhar muito o BBB, mas o Babu é uma pessoa sensacional. Muito humano”, destaca.

Há quem esteja se perguntando: mas por quê o Babu para fazer esta entrega? Babu foi escolhido, pois nasceu no dia 20 de dezembro, Dia do Palhaço. Babu, em sua fala durante o vídeo gravado para apresentar o vencedor do sonho, destacou o quanto a história de Olgacir lhe tocou. “Um dos principais professores da minha vida é um palhaço. E esse cara que me ensinou a sonhar, lutar e vencer”, diz. “Muito obrigado por você existir”, encerra dizendo a Oglacir, que se emociona com as belas palavras.

Ainda segundo Babu, nunca havia feito algo com tanta satisfação e alegria como entregar a kombi Mafaldinha. “Ficamos muito felizes com toda a produção que foi feita e reconhecimento”, aponta Oglacir. Para finalizar, o palhaço mais conhecido de Santa Cruz reforça que representa todos os Vips que estão nas pistas do Brasil, fazendo o País funcionar, ao se referir aos colegas frentistas. “E segundo, tenho amor pelas causas humanitárias, amor pela arte, porque vestidos de nariz de palhaço – que é a menor máscara do mundo – conseguimos levar alegria para todas as pessoas”.

Para quem não assistiu ao vídeo, o acesso pode ser feito pelo YouTube. Basta pesquisar como: Kombi Mafaldinha-Drs Só Riso-Ipiranga-Sonho Vip 2021.