Início Destaque Uma “família sobre rodas”

Uma “família sobre rodas”

Aliando a profissão com a paixão, casal cruza o país com filha recém nascida na cabine de um caminhão

Diego Dettenborn

[email protected]

Muitas vezes mudamos totalmente o rumo de nossas vidas em função de acontecimentos inesperados. Uma promoção repentina no trabalho, uma viagem às pressas ou uma gravidez e por aí vai. Parte de nós escolhe adiar, esperar, e às vezes até mesmo desistir e adaptar-se. Porém, para a família Radtke o nascimento da pequena Laura foi o impulso para, definitivamente, cruzar o País de ponta a ponta, a bordo de um caminhão. Apesar de atualmente residirem em Vera Cruz – RS, desde 2015 a cabine do Scania R450 tem sido o endereço certo do casal Marzo Ricardo Radtke (26 anos) e Nathane Thais de Morais (22). Juntos há sete anos, a parceria, que naturalmente a união criou, se estendeu para a estrada e gerou um fruto especial: a filha Laura (6 meses). Foi justamente no momento em que a pandemia já havia se transformado em realidade mundial que a gestação pegou de surpresa o motorista e sua companheira de vida e de estrada. “Sempre viajamos esses anos todos juntos, no ano de 2020 tivemos a surpresa: não seria mais só nós dois e sim nós três. Engravidei bem no começo da pandemia, final de março, onde a maioria da categoria estava afastada por decretos. Então, desde ali começou nossas dúvidas: vamos voltar para a estrada ou não? Por fim, durante minha gravidez acabei ficando por casa, enquanto o Marzo voltou a viajar, pois sabíamos que precisaríamos mais ainda, então, em janeiro deste ano nasceu a Laura”, contou Nathane.

Nathane: “Nossa vida é essa, nossa paixão por essa profissão vai além de qualquer coisa, por isso estamos enfrentando o mundo juntos, com amor, por amor, com todos os cuidados devidos”
Foto: Arquivo Pessoal

Com cuidado redobrado, aos poucos, a estrada voltou a ser morada do jovem casal, que então se transformou em um trio, uma família linda, cheia de sonhos e histórias a serem contadas. Porém, os desafios de quem vive, literalmente, na estrada vão desde a insegurança e os perigos do trânsito, até os cuidados básicos relacionados à saúde, higiene e alimentação. Neste cenário, imaginar um bebê a bordo de um caminhão Scania de 450 cavalos de potência parece loucura, porém, a paixão pela liberdade e o desejo de manter a família unida descontrói qualquer incerteza. “Não podemos dizer que não mudou nossas vidas, nossa rotina, porque, sim, mudou. Temos cuidado redobrado, paciência redobrada, porque junto de nós temos uma criança indefesa de qualquer perigo que for. Na estrada a gente vê negligência dia e noite então nos mantemos atentos sempre, fora os roubos. Por isso, sempre procuramos parar para pernoitar em lugares que já conhecemos, mais seguros, além de outros cuidados mais”.

Rotina e desafios

A vera-cruzense retrata o dia a dia da família. “Cedinho batemos a chave dando início à viagem. Meia manhã fizemos a paradinha pro café, seguimos, meio dia o almoço, tudo nós mesmos fizemos, pois temos nossa mini geladeira na cabine do caminhão, e na carreta tem uma caixa de cozinha toda adaptada para prepararmos nossas refeições. À tardinha paramos em algum posto para podermos tomar nosso banho. O Marzo esquenta água para dar banho na Laura, enquanto já vou banhando ela na cabine, na mini banheira dela. Ele vai e toma o banho dele, na volta ela já está pronta para ficar com o papai enquanto eu tomo o meu banho. Jantamos e pernoitamos, dia após dia, essa é nossa rotina”.  Para finalizar, Nathane ressalta que o maior desafio é a saudade dos pais, dos irmãos, da família. “Hoje em dia temos muita tecnologia e por ali podemos nos comunicar e nos ver, isso ameniza um pouco. Nossa vida é essa, nossa paixão por essa profissão vai além de qualquer coisa, por isso estamos enfrentando o mundo juntos, com amor, por amor, com todos os cuidados devidos”.