Início Especiais Uma história por trás da data

Uma história por trás da data

AlŽm de o barbeiro cuidar de cabelos e barbas, era o respons‡vel por realizar pequenas cirurgias, sangrias, cuidar de ferimentos e extrair dentes

O próximo domingo, dia 3 de novembro, é dedicado para homenagear São Martinho de Porre, padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros declarado pelo papa Paulo VI. A partir do falecimento de São Martinho, em 1639, ficou estabelecido o Dia do Cabeleireiro. No Brasil a data começou a ser comemorada em 1978.
Mas quem era São Martinho de Porre? O padroeiro tinha o costume de ajudar os mais necessitados e assim dedicou toda a sua vida. Desde jovem trabalhava como barbeiro-cirurgião, profissional que tinha por objetivo, além de cuidar de cabelos e barbas, realizar pequenas cirurgias, sangrias, cuidar de ferimentos e extrair dentes. A profissão era essencial no Brasil Colônia, desde o século XVI, e ficou instalada no país até o século XIX, quando foram criadas pelo Império, as escolas de odontologia.
A data oficial do cabeleireiro é em 19 de janeiro, devido a criação da  Lei nº 12.592/2012, mas em alguns locais do país é comemorado em novembro. Em janeiro a homenagem não só é ao cabelereiro, mas também aos barbeiros, maquiadores, manicures, esteticistas e demais profissionais.