Início Sem categoria Vacinação muda perfil de internados por Covid-19 em Santa Cruz do Sul

Vacinação muda perfil de internados por Covid-19 em Santa Cruz do Sul

Casa de saúde no Município registra diminuição de pacientes acima de 60 anos e aumento de pessoas jovens

Ricardo Gais
[email protected]

Taxa de UTIs na região de Santa Cruz está em 96,7%. – Foto: Agência Brasil

A vacina contra a Covid-19 é um dos principais meios para controlar e acabar com a pandemia, além do distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. O coronavírus já circula há um ano e quatro meses no Brasil e já fez 474 mil vítimas fatais, sendo mais de 17 milhões de pessoas infectadas com a doença. Durante este período, hospitais ficam lotados de pacientes que necessitam de um leito clínico de UTI e respirador.

Inicialmente, o público mais vulnerável, os idosos, foi o que mais precisou de ajuda médica e o que mais faleceu em virtude da doença. No entanto, o avanço da vacinação contra a Covid-19 é um dos fatores que fez diminuir a presença de idosos acima de 60 anos na casa de saúde de referência em Santa Cruz do Sul e região. Conforme dados obtidos junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), o perfil de internações em leitos Covid nas últimas semanas é de pacientes entre 18 e 30 anos, mas em média, o maior público é o de 45 e 50 anos. Conforme a assessoria de imprensa da instituição, esta redução de internados se dá pelo avanço da vacinação contra o coronavírus.

Conforme o Comitê de Dados Covid-19 do Rio Grande do Sul, a Região 28 de Santa Cruz do Sul está com uma taxa de ocupação dos leitos de UTIs em 96,7%, ou seja, dos 60 leitos disponíveis, 58 estão ocupados: 65% por pacientes com coronavírus confirmado ou suspeito e 32% por outras causas.

Até ontem, dia 8, o Município tinha imunizado com a primeira dose 45.947 pessoas (34,98%) e com a segunda dose 20.174 (15,36%). Para dar celeridade na vacinação, estão sendo imunizados o público geral por idade decrescente. Ontem foram imunizadas pessoas de 55 e 56 anos, já na segunda-feira, 7, foi iniciada a vacinação de motoristas de transporte e entrega de oxigênio, além dos públicos prioritários já em andamento e pessoas com alguma comorbidade. Em relação aos internados do Hospital Ana Nery (HAN), até o fechamento desta edição, os dados solicitados não haviam sido informados.