Início Colunas O sucesso de técnicos gaúchos no Grêmio (Parte 1)

O sucesso de técnicos gaúchos no Grêmio (Parte 1)

Luiz Felipe Scolari foi campeão da Libertadores em 1995 – Lucas Uebel/Grêmio

Uma característica do Grêmio é o seu sucesso com treinadores nascidos no Rio Grande do Sul. Três exemplos clássicos: Foguinho, na década de 1950, Carlos Froner e Sérgio Moacir, nos anos 1960. Por outro lado, alguns treinadores nascidos fora do Estado deram certo no Tricolor. São os casos do mineiro Telê Santana (campeão gaúcho em 1977) e do carioca Evaristo de Macedo (campeão gaúcho em 1990 e campeão da Copa do Brasil em 1997).

Desde a década de 1980 até aqui, apesar de se constituir em um período de maior intercâmbio no futebol, prevaleceu no Grêmio o êxito dos treinadores gaúchos, seguindo a tradição estabelecida por nomes como Foguinho, Froner e Sérgio Moacir.

Lembremos dos principais nomes desse período, todos gaúchos:

1) Ênio Andrade: inaugurou a fase de grandes títulos do Tricolor, com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1981, contando com Leão no gol, De León na zaga, Paulo Isidoro no meio-campo e Baltazar no ataque. Andrade também foi vice brasileiro em 1982.
2) Valdir Espinosa: levou o time das três cores à sua maior conquista, o Mundial Interclubes de 1983, após vencer também a Libertadores daquele ano. Jogava à época, entre outros nomes, o atacante Renato Portaluppi. Vale acrescentar que Espinosa comandou o Grêmio no título gaúcho de 1986 e foi coordenador técnico na conquista da Copa do Brasil 2016.
3) Luiz Felipe Scolari: três vezes campeão gaúcho (1987, 1995 e 1996). Felipão marcou época no clube durante a década de 1990, com uma Copa do Brasil (1994), uma Libertadores (1995), uma Recopa Sul-Americana e um Brasileirão (1996). Foi vice da Copa do Brasil em 1995 e vice mundial no mesmo ano. Os atacantes Paulo Nunes e Jardel estiveram entre os destaques daquela fase.
4) Otacílio Gonçalves: foi campeão gaúcho em 1988, com um time formidável, o “Grêmio Show”, dando espetáculos durante a temporada. O meia Valdo e o centroavante Lima fizeram parte da equipe gremista sob comando de Otacílio. Outros jogadores que participaram do título estadual foram os meio-campistas Bonamigo, Cristóvão e Cuca.

Citamos quatro treinadores gaúchos que se destacaram pelo Grêmio, desde a década de 1980. Semana que vem, em nossa próxima coluna, vamos tratar sobre outros nomes relevantes na história recente do Tricolor. Não perca e, se puder, prestigie a nossa coluna. Nos encontramos na próxima semana, com a sequência desta lista de grandes treinadores gaúchos que fizeram trabalhos vencedores pelo clube gremista.