Início Geral Vegetação na Av. do Imigrante obstrui visão de motoristas

Vegetação na Av. do Imigrante obstrui visão de motoristas

Norberto Matzenbacher: 'em matéria de visual o espaço é bonito, só que realmente atrapalha o trânsito'

Ricardo Gais
[email protected]

Um dos locais mais frequentados em Santa Cruz do Sul, a Avenida do Imigrante, está gerando algumas reclamações de motoristas que por ali trafegam. Segundo eles, em um trecho localizado em frente a uma padaria, possui uma alta vegetação no canteiro central, que está atrapalhando a visão dos motoristas que vêm da Rua Guilherme Hackbart para realizar a conversão à esquerda, adentrando na Avenida.
A vegetação foi plantada por moradores locais com o intuito de deixar o espaço embelezado e produzir sombra para quem por ali realiza caminhadas e curte o espaço de diversas formas. Apesar de toda a beleza proporcionada, o que vem chamando a atenção é o tamanho que essas plantas estão atingindo, gerando uma mata fechada e, ocasionando dificuldades para enxergar os carros que vem do outro lado da via.
Norberto Matzenbacher, morador que frequenta o local, informou que, “em matéria de visual o espaço é bonito, só que realmente atrapalha, porque como se pode observar, não se consegue enxergar a esquina direito, então, eu acho que a quantidade de plantas é muita. A gente fica naquela, por um lado atrapalha e por outro não, pois embeleza a avenida”.
Em entrevista com o secretário de Serviços Urbanos de Santa Cruz, Leandro Kroth, ele diz que não foi a Prefeitura quem plantou as folhagens e árvores no local e realmente a vegetação está obstruindo parcialmente a visibilidade dos motoristas e pedestres. “Vamos esperar passar este período de estiagem para que a gente possa realizar um estudo, por isso vou fazer contato com a secretaria do Meio Ambiente, biólogos e engenheiros, que nos deem um assessoramento, para que possamos mais adiante fazer essa adequação. Não queremos que os moradores se sintam desmotivados pela nossa intervenção. Sempre tem o diálogo para que a gente possa encontrar um plano em que todos se sintam satisfeitos”, salienta.

A orientação é para não plantar árvores e arbustos em via pública sem antes consultar a Prefeitura

Conforme o secretário, ele orienta os moradores a não realizarem plantações nas vias públicas e calçadas neste período de seca. “Geralmente não se planta em um período de estiagem, caso contrário, a Prefeitura tem que estar regando todo dia. Então, se procura escolher um período com temperaturas amenas e chuvas constantes para que o plantio possa vingar”, disse Leandro.
As podas de árvores ou de uma vegetação que podem vir a atrapalhar o trânsito somente são feitas em casos de muita urgência, como uma árvore que está torta e pode cair ou atrapalhar a fiação elétrica. Mas o recomendado para essas podas são os meses entre maio e agosto.
Para quem almeja realizar o plantio de alguma árvore ou semelhante, é recomendado consultar a Prefeitura, para que sejam tomados os devidos cuidados, e que haja um bom senso para com todos os cidadãos e não prejudique o trânsito de carros e pedestres. “Não existe nem uma restrição em que os proprietários possam auxiliar a Prefeitura, mas dentro de um regramento. O recomendado sempre é entrar em contato com a secretaria competente, para que seja autorizado e acompanhado esse tipo de serviço. É sempre bom quando existe o engajamento de pessoas que fazem alguns trabalhos que vêm em prol da comunidade”, ressalva Leandro. 
Após o retorno das orientações pelo grupo técnico do meio ambiente, a Prefeitura irá entrar em contato com os moradores que realizam plantações na Av. do Imigrante, para explicar as realocações das plantas por motivo de segurança, colocando-as mais para o meio do calçadão e deixar os cruzamentos das ruas mais visíveis. “Estamos valorizando o trabalho que foi feito pelos moradores e queremos de certa forma continuar motivando para que as pessoas cuidem do meio ambiente, isso é importante”, acrescenta Leandro.