Início Política Vereador mostra repúdio e preocupação com furto de fios de eletricidade

Vereador mostra repúdio e preocupação com furto de fios de eletricidade

Foto: Jacson Miguel Stülp

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores do mês de maio de 2021, o vereador Cleber Pereira (DEM) mostrou-se bastante preocupado com a situação do furto da fiação pública de eletricidade.

Em sua manifestação na Tribuna, o líder do Democratas citou que conforme noticiado pela imprensa local os fios de energia elétrica são levados por delinquentes principalmente para o derretimento do cobre presente em sua estrutura interna e supostamente vendidos em estabelecimentos que alimentam o comércio ilegal desse metal condutor. O problema acontece de maneira recorrente em especial no Acesso Grasel, acesso ao Parque da Gruta dos Indios, novos loteamentos, trevo do Gaúcho Diesel e parte urbana da BR-471.

Para o Professor Cleber a retirada clandestina dos cabos que alimentam a iluminação pública reduz consideravelmente a segurança de moradores dos locais atingidos e dos cidadãos que por ali passam, dificultando ainda a identificação de crimes e facilitando a ação de bandidos. “Além do prejuízo a nossa comunidade e aos cofres da Prefeitura, existe nessa prática o alto risco de morte, pois dependendo da linha alimentadora, a carga de energia elétrica pode matar o ladrão ao menor contato” disse o legislador.

Outra preocupação do Vereador Cleber diz respeito aos restos de fios caídos e desencapados que permanecem ligados à energia e podem acidentalmente encostar em pedestres. “Acredito que em dias de chuva o problema fique ainda maior devido à capacidade condutora da água, pois pessoas podem ser atingidas a metros de distância do fio”, referiu. A retirada ilegal dos fios se enquadra como furto qualificado mediante destreza ou escalada, previsto no artigo 155 do Código Penal, com previsão de dois a oito anos de prisão.

O Vereador levantou o assunto para buscar uma solução junto aos setores atuantes da comunidade e citou a importância da denúncia contra aqueles que praticam esse tipo de crime, bem como aos receptadores desse material. “Peço que a comunidade denuncie quem pratica atos de depredação do patrimônio público, somente assim vamos conseguir estancar esse tipo de crime”, finalizou o Professor Cleber.

As denúncias podem ser anônimas e efetivadas pelos fones 190 (Brigada Militar) ou 153 (Guarda Municipal).