Início Política Vereadores realizam audiência pública para debater PEC do Plebiscito

Vereadores realizam audiência pública para debater PEC do Plebiscito

Foto: Arquivo / Divulgação

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza nesta segunda-feira, 19, uma audiência pública a partir das 15h, quando será debatida a proposta de emenda à constituição estadual, que elimina a obrigatoriedade de plebiscito para uma possível venda do Banrisul, Corsan e Procergs. A audiência foi requerida pelos vereadores Alberto Heck (PT) e Bruno Faller (PDT).

Na justificativa, os vereadores destacam que a ideia é fomentar o debate sobre a aprovação da PEC do Estado, que irá implicar na venda de patrimônio dos gaúchos, voltando-se  atrás numa decisão que ampliava a democracia e protegia a população de decisões arbitrárias. “Consideramos que retirar  o plebiscito é eliminar da Constituição Estadual a participação popular no processo de decisão da venda dessas empresas públicas e deixa livre o caminho para liquidar o patrimônio do povo gaúcho, caso do Banrisul, Corsan e da Procergs”, diz a justificativa.

Vão participar da audiência pública o coordenador do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz e região, João Carlos Heissler; a coordenadora administrativa do Sindicato dos Bancários, Marilus carvalho; o presidente do Sindiágua-RS, Arilson Wunsch; o secretário de Saneamento Ambiental e Serviços Ambientais, Clewerton Vinícius Giordani; o delegado do Sindiágua de Santa Cruz do Sul, Astor Hoscheidt; e o engenheiro da Corsan, José Omero Finamor Pinto.