Tiago Mairo Garcia
Mais dois casos de homicídio entraram para a triste estatística da violência em Santa Cruz do Sul. A 2ª Delegacia de Polícia Civil investiga as mortes de Makei Jekson de Freitas Abreu, 35 anos e de um menor de 14 anos, ambos assassinados a tiros no último fim de semana de 2019 em Santa Cruz do Sul.
No sábado, 28, por volta das 21h, populares localizaram Abreu caído na rua Professor Léo Winterle. No local, a Polícia Civil constatou que o homem estava em óbito e que havia sido atingido por vários disparos de arma de fogo. Próximo da vítima foram encontradas cinco cápsulas de munição deflagradas.
Conforme o delegado Alessander Zucuni Garcia, titular da 2ª Delegacia de Polícia, responsável pela investigação do caso, a vítima já havia sofrido uma tentativa de homicídio em maio de 2018. Garcia salientou que Abreu possuía antecedentes por furto e uma das suspeitas é do crime estar ligado aos crimes patrimoniais registrados na região. “É uma das hipóteses que estamos apurando. É possível que tenha alguma ligação”, destacou o delegado.
A 2ª Delegacia de Polícia contabilizou em 2019 um total de 16 casos de homicídios consumados e 20 tentativas de homicídio, sendo elucidados dois casos de homicídios consumados e nove casos de homicídios tentados. Garcia salientou que a maioria dos casos tem envolvimento com o tráfico de entorpecentes. “Muitas das vítimas de homicídio se envolvem com o consumo de entorpecentes, acabam trabalhando e muitas vezes sendo vítimas do próprio tráfico”, disse o delegado.
MORTE NO RESIDENCIAL VIVER BEM
Na madrugada de domingo, 29, por volta das 4h, um adolescente de 14 anos, foi morto a tiros dentro da sua residência localizada no Residencial Viver Bem, no bairro Dona Carlota. Conforme relatos de testemunhas para a polícia, três homens com rostos cobertos arrombaram a porta da casa e invadiram o local. Os suspeitos pediram pelo celular da vítima e em seguida efetuaram diversos disparos contra o menor, que morreu na hora. A mãe do adolescente e uma criança de 8 anos presenciaram o crime. No local, a Polícia Civil encontrou seis cápsulas deflagradas e um cartucho não deflagrado.
O Instituto Geral de Perícias também esteve no local em busca de indícios. Segundo o delegado Alessander Zucuni Garcia, que atendeu a ocorrência, o menor não possuía antecedentes criminais. A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. (DPCA).


Ciclista morre após colidir contra caminhão no bairro Country
O que seria mais um passeio ciclístico de rotina em meio à natureza terminou de forma trágica para o santa-cruzense Edson Poll, 46 anos. Na manhã do último sábado, 28, ele circulava de bicicleta pela rua Vereador Benno João Kist, no bairro Country, quando teria perdido o controle e colidido contra a lateral de um caminhão que também trafegava pela via. O ciclista não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo informações da Polícia Civil, uma testemunha seguia atrás da bicicleta e presenciou o acidente. Segundo relato desta testemunha aos policiais, a principal suspeita é que tenha ocorrido uma falha mecânica nos freios da bicicleta. O Instituto Geral de Perícias irá analisar a bicicleta para descobrir se o problema pode ter ocasionado o acidente. O motorista do caminhão envolvido no acidente informou aos policiais que percebeu o acidente apenas quando a vítima já estava embaixo do veículo. As duas testemunhas serão ouvidas pela policia nos próximos dias para ajudar a esclarecer as causas do acidente. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia.
O velório de Edson Poll foi realizado na capela da Funerária Martin Centro e o sepultamento foi realizado na manhã deste domingo, 29, no Cemitério Ecumênico da Paz Eterna. Poll deixa enlutados a esposa, filho, mãe, irmãos e demais familiares e amigos.

Acidente em Rio Pardinho
Um engavetamento envolveu cinco veículos na tarde do último domingo, 29, no quilômetro 109 da RSC-471 em Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar, um Ônix seguia no sentido Rio Pardinho/ Santa Cruz do Sul quando o motorista perdeu o controle e colidiu em um Uno, que atingiu um Fusca, um Astra e uma camioneta S10. O acidente resultou em duas pessoas feridas que foram encaminhadas para atendimento médico. O motorista do Ônix, que não possuía carteira de habilitação, passou pelo teste do etilômetro que apontou 0,95 miligramas de álcool por litro de ar expelido. O homem foi preso e encaminhado para registro da ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento de Santa Cruz do Sul.














